Botes Baleeiros: Regata de Nossa Senhora das Angústias

Realizou-se no passado dia 1 de junho, às 10h00, a Regata de Vela em Bote Baleeiro de Nª Srª da Angustias, que foi a primeira da presente época e é a primeira do Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial 2019.

A Entidade Promotora da Regata foi a Junta de Freguesia das Angustias e a Entidade Organizadora o Clube Naval da Horta. A Regata realizou-se no Canal Faial Pico a partir das 10h00, sendo o percurso definido constituído por duas voltas a um triangulo de boias, constituído por uma boia amarela (boia de bolina) e duas boias vermelhas. A largada dos Botes concorrentes foi dada a reboque da lancha “Walkiria”, numa linha perpendicular à linha do vento de modo a que os Botes, após o sinal de largada e depois de içarem as velas, navegassem para a boia de bolina. A linha de chegada, colocada na entrada da bacia da doca Sul, foi definida por duas boias com bandeira.

Inscreveram-se na Regata, no início da Reunião de Oficiais realizada uma hora antes da Regata, os oito Botes existentes no Faial. Entretanto um imprevisto impediu que o Bote “Sr.ª de Fátima” comparecesse na linha de partida.

O Bote vencedor foi o “Sr.ª do Socorro”, da JF do Salão, tendo como Oficial Pedro Garcia, que cumpriu o percurso em 47m 52s. Em segundo lugar classificou-se o “Capelinhos”, da JF do Capelo, com o Oficial Luís Decq Mota, com o tempo de 49m 11s. O terceiro Bote no pódio foi o “Sr.ª das Angustias”, da Junta Freguesia das Angustias, com o Oficial José Gonçalves e com o tempo de 50m 02s. Classificação completa nesta ligação.

rgt sra angustias bb salao 1 2019

“Sr.ª do Socorro”, da JF do Salão, foi o bote vencedor desta regata

De referir ainda que estiveram na largada sete botes, mas que o Bote “Sr.ª da Guia” da JF Feteira, com Rute Matos, não concluiu a Regata por ter tido uma avaria no aparelho vélico.

A Comissão de Regata (CR) foi constituída por José Decq Mota, Vitor Mota, Carlos Fontes, José Macedo e José António Prazeres. A Comissão de Protestos (CP) foi constituída por João Duarte e Carlos Moniz. A lancha da CR foi a “Walkiria” (Mestre Vitor Mota). O semirrígido “Eric Tabarly” (com Francisco F Rosa e António Fernando) foi o barco de percursos e segurança e o semirrígido “Rui Silveira” (com Carlos Silva) foi o barco complementar de segurança.

Terminada a Regata, a Junta de Freguesia das Angustias ofereceu um almoço no Pavilhão das Angustias, onde foram entregues os Prémios e onde os participantes conviveram animadamente.

Galeria de imagens.