Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial de 2019: “Senhora da Guia” ganhou a Regata de São Pedro, em Castelo Branco

A Regata de Vela em Bote Baleeiro de São Pedro - Castelo Branco, realizada este sábado, dia 29 de Junho, contou com 8 botes baleeiros, tendo sido vencedor o “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, tendo como Oficial, Rute Matos.

O 2º lugar foi conquistado pelo bote “Maria da Conceição”, do Clube Naval da Horta (CNH), que tinha como Oficial, Luís Alves; e o 3º pelo bote “São José”, da Junta de Freguesia do Capelo, tendo Pedro Rosa sido o Oficial.

Esta prova integrou o Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial de 2019, que contempla, ainda, mais 6 Regatas. A primeira deste ano de 2019 foi a da “Senhora das Angústias”, em que foi vencedor o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão.

A Regata de São Pedro teve como Entidade Promotora a Junta de Freguesia de Castelo Branco, tendo o Clube Naval da Horta sido a Entidade Organizadora.

De acordo com Vítor Mota, Mestre da “Walkiria”, antiga lancha baleeira que mantém a sua função de rebocar os botes, “havia pouco vento – 4/5 nós – e muita maré nas bóias”.

Integraram a Comissão de Regata, Vítor Mota, Carlos Fontes, José Macedo e Carlos Silva. A “Rainha dos Mares dos Açores” (“Wakiria”) foi a lancha da Comissão de Regata.

Duarte Araújo e João Duarte deram corpo à Comissão de Protestos.

A Entrega de Prémios e o Jantar, promovidos pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, decorreram na tarde deste dia, no recinto das festas em honra de São Pedro: porto albicastense. Participaram os Tripulantes dos Botes, Membros das Comissões de Regata e de Protestos, Tripulantes das embarcações de apoio e outros Colaboradores envolvidos na Organização da Regata.

Classificação da Regata de São Pedro - Castelo Branco:

1º lugar: Bote “Senhora da Guia” - Junta de Freguesia da Feteira - Oficial: Rute Matos - 49 minutos e 23 segundos

2º lugar: Bote “Maria da Conceição” - CNH - Oficial: Luís Alves - 51 minutos

3º lugar: Bote “São José” - Junta de Freguesia do Capelo - Oficial: Pedro Rosa - 51 minutos e 09 segundos

4º lugar: Bote “Senhora do Socorro” - Junta de Freguesia do Salão - Oficial: Pedro Garcia - 51 minutos e 58 segundos

5º lugar: Bote “Senhora de Fátima” - Junta de Freguesia de Castelo Branco - Oficial: António Luís - 52 minutos e 33 segundos

6º lugar: Bote “Claudina” - CNH - Oficial: Susana Salema - 54 minutos e 26 segundos

7º lugar: Bote “Capelinhos” - Junta de Freguesia do Capelo - Oficial: Filipe Goulart -54 minutos e 50 segundos

8º lugar: Bote “Senhora das Angústias” - Junta de Freguesia das Angústias - Oficial: José Gonçalves - 1 horas, 02 minutos e 52 segundos

Mais fotografias da prova na Galeria de Imagens.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.