Vela de Cruzeiro do CNH - Horta/Velas/Horta: “Além Mar” (ORC) e “Glaz” (OPEN) ganharam a 1ª etapa. “Boreas” (ORC) e “Glaz” (OPEN) venceram a 2ª

Decorreu nos dias 05 e 07 do corrente (sexta e domingo), a Regata Horta/Velas/Horta, uma Organização da Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH), em parceria com o Clube Naval das Velas e a Câmara Municipal das Velas.

Na 1ª etapa desta Regata –  com o percurso Horta/Velas – que aconteceu sexta-feira, dia 05, largaram 12 embarcações: Classe ORC - 6 barcos - largada: 19 horas; Classe OPEN - 6 barcos - largada: 19h10.

hrt velas hrt 33 2019

Disidério Machado, ‘skipper’ do “Além Mar”, ganhou em ORC a etapa Horta/Velas

hrt velas hrt 32 2019

René-Pierre”, ‘skipper’ do Glaz” foi o vencedor, em OPEN, das 2 etapas desta Regata, nos percursos Horta/Velas e Velas/Horta

Susana Rosa (de calções verdes) – Coordenadora desta Secção em conjunto com José Fernandes (de pólo vermelho) – conta-nos que “esta etapa foi marcada por pouco vento, especialmente entre o canal Pico/São Jorge. Por esse facto, 5 embarcações desistiram e 7 terminaram à vela”.

A Entrega de Prémios aconteceu no decorrer de um almoço oferecido pelo Clube Naval e Câmara Municipal das Velas.

O vencedor da Classe ORC foi a embarcação portuguesa “Além Mar”, com o ‘skipper’ Disidério Machado. Na Classe OPEN, ganhou a embarcação francesa “Glaz” com o ‘skipper’ René-Pierre.

A 2ª etapa desta Regata – realizada no percurso Velas/Horta – aconteceu este domingo, dia 07. Antes da partida, realizou-se um Bodo de Leite, que também de serviu como convívio para as Tripulações e Organização da Prova. A largada ocorreu pelas 12 horas, estando alinhadas 12 embarcações.

“À partida o vento estava fraco mas foi aumentando de intensidade, tornando-se mais fresco. Duas embarcações não terminaram esta 2ª etapa”.

Na Classe ORC, o vencedor foi o iate “Boreas”, com o ‘skipper’ Luís Paulo Morais e na Classe OPEN ganhou novamente o iate “Glaz”.

Os Prémios desta 2ª etapa são patrocinados pelo Café “Oceanic”. A Cerimónia de Entrega dos mesmos está agendada para as 20 horas do próximo dia 12, tendo como espaço o Bar do CNH.

“Uma vez mais cumpriu-se a tradição, com longos anos de realizações, da Regata Horta/Velas/Horta, agora inserida na Semana Cultural das Velas. Este foi um excelente momento de competição e convívio, que em 2019 voltou a contar com várias embarcações estrangeiras à semelhança do que acontecia no início desta prova, sempre muito concorrida e disputada”, sublinha Susana Rosa.

A próxima actividade desta Secção – o Rally de Santa Maria Madalena – está marcada para o dia 20 deste mês.

Do Calendário da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH para a temporada de 2019 fazem parte 16 regatas e um rali, sendo que deste conjunto 8 regatas integram o Campeonato de Ilha 2019 - Peter Café Sport, designadamente: Regata da Liberdade, Regata da Marinha, Regata Peter Café Sport (já realizadas), Regata do Canal, Regata do Varadouro, Regata de Aniversário do CNH, Regata da República e Regata de São Martinho (a realizar).

As Classificações da Regata Horta/Velas/Horta podem ser consultadas nesta ligação.

Mais momentos desta Regata, podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.