cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Faial ganhou a X Regata Internacional de Botes Baleeiros

Equipa Feminina do Faial com Mark Silveira, Presidente da Câmara de São Roque do Pico

O Faial é campeão absoluto da X Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorreu nos dias 05 e 07 do corrente, (sexta e domingo), nas ilhas do Faial e Pico, tendo conquistado as taças todas. As Equipas Faialenses ganharam em Remo (Feminino e Masculino) e na Vela (Feminino e Masculino)., secundadas nuns casos pelo Pico e noutros pela comitiva americana da Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), de New Bedford.

Recorde-se que em 2017 – na IX Regata Internacional de Botes Baleeiros, que teve como palco New Bedford – as Tripulações Faialenses (Feminina e Masculina) sagraram-se campeãs tanto em Remo como em Vela, tendo a Equipa do Faial também conseguido arrebatar o 1º lugar em Vela na Dabney Cup 2017 (Regatas de Remo e Vela com equipas mistas).

x ribb 12 2019

Equipa Masculina do Faial com Roberto Silva, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico

A Cerimónia de Entrega de Prémios desta X Regata decorreu no último dia de prova – domingo – na Casa do Povo de São Mateus do Pico.

Presente esteve Marlene Damião de Medeiros, Directora Regional do Turismo, em representação do Governo Regional dos Açores; os três Presidentes de Câmara do Pico: José António Soares, da Madalena; Mark Silveira, de São Roque e Roberto Silva, das Lajes; o Director do Museu do Pico, Manuel Costa; o comandante Rafael da Silva, Capitão do Porto da Horta; os elementos da Comissão de Regata no Faial e Pico; os Voluntários que deram apoio nas embarcações; as estrelas desta Regata: os vários participantes, entre outros convidados.

Manuel Serpa do Pico (professor e escritor), Orador convidado, referiu-se à história das sopas do Espírito Santo – que integraram a ementa festiva – e à importância da baleação americana no século XIX, que influenciou o século XX.

Os Prémios foram entregues por Ricardo Ferreira, Presidente da Direcção do Clube Náutico das Lajes do Pico, e por José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), que referiu a importância que teve o facto desta “excelente embarcação que é o Bote Baleeiro Açoriano” ter passado de um plano de uso e sustento económico-social para uma vertente recreativa e cultural, que assegurou a sua preservação e divulgação histórica.

x ribb 14 2019

A Directora Regional do Turismo, Marlene Damião de Medeiros, também posou para a fotografia ao lado dos “baleeiros” do Faial

Sempre que a Regata se realiza deste lado do Atlântico é organizada pelo CNH e por uma entidade que representa a ilha do Pico, decorrendo as provas no Faial e no Pico. Quando acontece em New Bedford, tem o cunho da AMHS.

José Decq Mota congratula-se com a forma como decorreu no Faial e no Pico esta X Regata Internacional de Botes Baleeiros, que contou com um vasto programa social nestas duas ilhas.

A XI edição desta Regata será em New Bedford, em data a divulgar. Tendo sido realizada pela primeira vez em 2004, na Cidade Baleeira de New Bedford – cidade-irmã da Horta desde 1972 – a Regata Internacional é um grande evento regional e de atracção turística, realizando-se de forma alternada entre os EUA (New Bedford) e os Açores (Faial e Pico).  

x ribb 13 2019

Equipa Feminina do Faial com José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena do Pico

A Classificação pode ser consultada nesta ligação.

Mais momentos do último dia da X Regata Internacional de Botes Baleeiros e da Entrega de Prémios podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.