IV Campeonato Regional de Botes Baleeiros, na Graciosa: Faial dominou o primeiro dia de prova

Fotografia de arquivo

No primeiro dia do IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, que decorre de sexta a domingo (19 a 21 do corrente) na ilha Graciosa, foram realizadas 3 regatas: 2 de Remo (1 Feminina e 1 Masculina) da parte da manhã, e 1 de Vela (Masculina), à tarde.

Vítor Mota, do Clube Naval da Horta (CNH), que integra a Comissão de Regata, refere que estavam previstas 2 regatas de Vela mas o vento a mais não permitiu tal desiderato. Foi precisamente o vento que fez com que dos 12 botes alinhados, 2 tenham desistido de realizar a regata de Vela e apenas 6 cortaram a linha de chegada.

Em termos de resultados, os faialenses dominaram este primeiro dia de prova, tendo a Tripulação Feminina – “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira – ficado em 1º lugar na Regata de Remo. Em Vela Masculina, o “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, também alcançou o 1º lugar, tendo o “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, sido 4º classificado.

O 2º lugar foi para o bote “Santo Cristo”, de São João do Pico, e o 3º foi arrebatado pelo “Maria Armanda”, também do Pico.

Em Remo Masculino, a Tripulação do Faial ficou em 4º lugar.

Para este sábado, dia 20, estão previstas mais regatas de Remo (Masculino e Feminino) e de Vela, cuja realização estará condicionada pelo vento, que promete soprar com mais intensidade do que neste primeiro dia de Campeonato.

Vítor Mota, fonte de informação do Gabinete de Imprensa do CNH, garante que” reina um ambiente de satisfação” e que “todos foram bem recebidos” pelo clube anfitrião: Clube Naval da Graciosa.

Vítor Mota e José Macedo, do Clube Naval da Horta, integram a Comissão de Regata, presidida por Ricardo Ferreira, Presidente do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Carlos Silva, do CNH, também se encontra na Graciosa a dar apoio a este IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, que é promovido pela Direcção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, sendo organizado pelo Clube Naval da Ilha Graciosa.

Este evento decorre a partir do porto da Barra, onde se situam as instalações do Clube Naval da Graciosa, sendo disputado por todas as ilhas dos Açores, à excepção do Corvo.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.