IV Campeonato Regional de Botes Baleeiros, na Graciosa: Faial sagrou-se Campeão em Vela e Remo Feminino

O ano de 2019 está a ser glorioso para a Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial. Depois de terem conquistado as taças todas (Vela Feminino e Masculino e Remo Feminino e Masculino) na X Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorreu nos dias 05 e 07 do corrente, no Faial e Pico, as Tripulações Baleeiras Faialenses sagraram-se Campeãs em Remo Feminino e Vela (Masculino) no IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, realizado nos dias 19, 20 e 21 do corrente, na ilha Graciosa.

Foram 3 dias de prova, em que as Companhas do Faial alcançaram sempre resultados muito semelhantes e de destaque.

Em Remo Feminino, a Equipa do “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, sagrou-se Campeã. O 2º e o 3º lugares foram para o Pico: “São Pedro”, do Clube Náutico Aliança Calhetense, e “Santo Cristo”, da Junta de Freguesia de São João, respectivamente.

iv camp reg bb remo fem 1 2019

As campeãs do bote “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira

Em Remo Masculino, o “Senhora do Socorro” manteve o 4º lugar. O pódio ficou assim preenchido: “Maria Celeste” (1º lugar) e Maria Armanda” (2º), ambos do Clube Náutico das Lajes do Pico; e “Serra Branca”, do Clube Naval da Ilha Graciosa.

Feitas as contas finais, em Vela, o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, ficou em 1º lugar, secundado pelo “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo. O 3º lugar foi para o Pico: bote “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes.

iv camp reg bb remo masc 1 2019

Nas regatas à vela, o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, foi o vencedor.

Vítor Mota e José Macedo, do Clube Naval da Horta (CNH), integraram a Comissão de Regata, que foi presidida por Ricardo Ferreira, Presidente do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Carlos Silva, do CNH, também deu apoio a este IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores, promovido pela Direcção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, com organização do Clube Naval da Ilha Graciosa.

Neste último dia do Campeonato – domingo, 21 – realizaram-se 2 regatas de Remo: 1 Feminina e 1 Masculina, as quais “decorreram lindamente”, atendendo a que o vento ainda soprava fraco. Mas o aumento da intensidade deste, na parte da tarde, não permitiu a concretização da regata de Vela, que estava prevista, explica Vítor Mota.

O Jantar, com Entrega de Troféus, aconteceu na noite deste domingo. A festa terminou com a actução dos ConCorda.

Vítor Mota destaca “a satisfação dos Faialenses e os bons resultados alcançados”.

Este evento decorreu a partir do porto da Barra, onde se situam as instalações do Clube Naval da Graciosa, o anfitrião deste Campeonato, disputado por todas as ilhas dos Açores, à excepção do Corvo. A prova contou com botes (de 16 entidades) do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira, Flores, Santa Maria e São Miguel, nas modalidades de Vela, Remo Masculino e Remo Feminino, o que envolveu cerca de 200 pessoas.

As Classificações finais deste IV Campeonato Regional em Vela e Remo de Botes Baleeiros dos Açores podem ser consultadas nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.