cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Ricardo Silveira, Monitor da Vela Espectacular do CNH 2019: “A Vela é uma paixão e um dia no mar é sempre bem passado”

Decorreu de 25 de Junho a 26 de Julho, mais uma edição da Vela Espectacular, projecto que há anos vem sendo desenvolvido pelo Clube Naval da Horta (CNH).

As aulas tiveram como destinatários alunos dos 8 aos 13 anos, englobando as vertentes de Iniciação, Pré-Competição e Competição.

Aperfeiçoamento e captação de novos velejadores para a Secção de Vela Ligeira do CNH, são objectivos deste Programa, que privilegia a Vela, considerada como uma escola de formação do atleta a todos os níveis. Além da componente desportiva e formativa, a Vela Espectacular engloba, igualmente, a aprendizagem, a inter-acção, o respeito mútuo, o convívio e o preenchimento dos tempos livres de forma saudável e estimulante.

Convidado pelo Gabinete de Imprensa do CNH, Ricardo Silveira, ex-velejador desta instituição náutica faialense e Monitor da Vela Espectacular do CNH 2019, partilha com todos nós mais esta experiência, levada a cabo com grande empenho e profissionalismo.

vela espect 2 2019

“Acabámos por ter 20 miúdos, alguns dos quais vinham para a Vela Espectacular de manhã e à tarde iam para as Férias Desportivas, sempre no CNH” 

“A Mariana Luís [ex-velejadora do CNH] é que começou por ser Monitora deste Projecto mas por questões relacionadas com o ingresso no ensino superior, precisou de apoio e eu também passei a ser Monitor. O Tiago Serpa, que foi meu proa durante 4 anos, na Classe 420, no CNH, também colaborou e o Pedro Moniz esteve como Adjunto.

Este é o 4º ano que desempenho funções de Monitor. Venho cá passar férias e gosto sempre de voltar ao meu Clube. Este Programa foi positivo. Os alunos divertiram-se e aprenderam imenso! Contámos com diferentes níveis de experiência no que toca a andar à Vela. A Vela Espectacular é essencial para aprender a arte de navegar.

vela espect 3 2019

“Os alunos divertiram-se e aprenderam imenso!”

Acabámos por ter 20 miúdos, alguns dos quais vinham para a Vela Espectacular de manhã e à tarde iam para as Férias Desportivas, sempre no CNH.

Fiz Vela durante 6 anos e a Mariana foi minha colega nesta modalidade. Conheço-a muito bem e damo-nos super-bem a trabalhar em equipa. Complementamo-nos! Foi muito gratificante ter trabalhado com o Tiago, que foi meu parceiro na Vela durante anos. Também gostei de trabalhar com o Pedro Moniz.

vela espect 4 2019

Ricardo Silveira contou com a colaboração do ex-colega de Vela, na Classe 420, Tiago Serpa, e de Pedro Moniz, também velejador do CNH

Sinto falta da competição

Hoje [sexta-feira, 25] foi o último dia deste Programa. Por isso, de manhã contámos com vários pais, que tinham sido convidados para ir de barco para o mar ver os filhos velejar. Foi espectacular! É óptimo para os filhos poderem ter os pais ali tão próximo. Espero que estas iniciativas se repitam e sejam alargadas. Quem me dera que no meu tempo os meus pais também tivessem tido a oportunidade de me acompanharem assim, no mar!

Encontro-me no Curso de Engenharia Informática e ao longos dos tempos tenho tido vários sonhos. Um deles é vir a ser treinador mas confesso que não é a minha prioridade.

Sempre que vier cá de férias e for necessária a minha ajuda, faço com muito gosto. Ser Monitor permite o contacto com o mar mas sinto a falta da competição. A Vela é uma paixão e um dia no mar é sempre bem passado”.

Mais momentos da Vela Espectacular do CNH 2019 podem ser vistos na Galeria de Fotos.

vela espect 5 2019

“A Vela Espectacular é essencial para aprender a arte de navegar”

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.