SM2019: Vela Ligeira - “Troféu Internacional Cidade da Horta” e Prova do Campeonato Regional Sénior

“Comitivas prometeram voltar para o ano”

“Nós não podemos controlar o tempo. O vento esteve mal. Ninguém que anda na Vela acusa a Organização [Clube Naval da Horta (CNH)] pela meteorologia que se registou, pois, isso acontece em todo o lado, até no Campeonato Nacional sucedeu o mesmo. A Comissão de Regata tentou fazer o melhor possível mas quando o vento pára e roda para o lado oposto, fica toda a gente parada.

Sei, porque falei com as comitivas e estão todos deliciados – principalmente aqueles que vêm pela primeira vez – com a Horta, a Semana do Mar, com o Clube e com a nossa Baía. Gostavam de ter feito várias regatas e prometeram voltar para o ano.

Os atletas dizem que vêm pelo passeio mas quando começa a regata eles dão o seu melhor, porque não sabem fazer outra coisa”.

É este o balanço feito por Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do CNH, à forma como decorreu o “Troféu Internacional Cidade da Horta” e Prova do Campeonato Regional Sénior, que começou segunda, dia 05, e terminou esta quarta-feira, dia 07.

Foram 3 dias de prova em que apenas foi realizada 1 regata, devido às adversas condições meteorológicas. Segunda-feira, houve chuva e vento em demasia. Terça, assistiu-se a uma completa ausência de vento e quarta, “dadas as permanentes alterações da direcção do vento, não foi terminada a 1ª regata”, explica José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta.

Participaram neste Campeonato – que decorreu no âmbito do Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019, organizado pelo CNH – mais de 90 velejadores e treinadores oriundos dos seguintes clubes: Clube Naval de Vila Franca do Campo, Clube Naval de Ponta Delgada, ambos de São Miguel; Clube Naval de São Roque, Clube Náutico das Lajes, Clube Naval da Madalena, da ilha do Pico; Clube de Vela do Tejo, Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube Naval de Sesimbra, BB Douro, Clube Naval do Atlântico, Sport Algés e Dafundo, todos do Continente português, e o clube anfitrião: Clube Naval da Horta.

Estiveram envolvidos cerca de 40 Voluntários, no mar e em terra, tendo sido oferecidos lanches de mar todos os dias de prova, aspecto em que o CNH contou com o patrocínio do hipermercado “Continente”.

A Entrega de Prémios decorreu na noite desta quarta-feira, dia 07, na Tenda Multiusos do Clube Naval da Horta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.