SM2019 - Pesca Desportiva de Costa: Martim Bettencourt ganhou a Prova Infantil, com 3,250 quilos de pescado

Inscreveram-se 17 crianças e destas 14 realizaram a Prova Infantil de Pesca Desportiva de Costa da Semana do Mar, que decorreu na manhã de sexta-feira, dia 09, no cais da Lota da Horta.

Foram eles (por ordem arbitrária): Joaquim Melo, Tomás Terra, Guilherme Fortunato, Francisco Matos, Teresa Fontes, Rosa Furtado, Francisca Leal, Álvaro Pinto, Joaquim Barcelos, Angelica Silva, Francisco Melo, Alexandre Pinheiro, Angelico Frias e Martim Bettencourt.

sm2019 pesca costa inf 2

Martim Bettencourt, 1º classificado, costuma pescar no Clube Naval de São João do Pico

No pódio ficaram Martim Bettencourt, que foi o campeão, com 3.250 quilos de pescado; seguindo-se Alexandre Pinheiro, que pescou 2.540 quilos e Angelica Silva, com 870 gramas.

O maior exemplar foi capturado por Álvaro Pinto: 1 safia (sargo) com 140 gramas.

Todos os pescadores receberam Medalhas de Participação.

José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta, deu as boas-vindas aos mais pequenos (pescadores) e aos maiores (pais e avós) e lembrou que “esta Prova é já uma tradição na Semana do Mar”, fazendo votos para que continue. “Daqui a algum tempo, os que estão aqui como pais passarão à situação de avós e os concorrentes passarão a ser pais”, referiu este Dirigente, que acrescentou: “Numa época em que prevalece uma certa mania das proibições, ainda nunca fomos proibidos de fazer esta pesca no cais da Lota. Não me admiraria de um dia isso vir a ser uma realidade mas enquanto for assim, esta Prova continuará a ser ali”. E rematou dizendo:  Estive lá, no decorrer da Prova, e gostei muito de ver o entusiasmo dos participantes”.

Carlos Medeiros, Director da Secção de Pesca Desportiva de Costa do Clube Naval da Horta e Responsável pela Prova, congratulou-se pela forma como decorreu esta competição, que durou 2 horas. “Estou satisfeito, correu bem, com muito bom tempo e colaboração ideal. Os miúdos divertiram-se e os pais colaboraram na preparação da pescaria e no decorrer da mesma naquilo que era permitido: tirar o isco e o peixe”, explica este Dirigente, sublinhando que esta iniciativa antiga funciona como “um bom incentivo para que, futuramente, haja mais pescadores desportivos de costa”. E a propósito do vencedor, assinala: “Notei que ele tem experiência, pois não pescava ao acaso”.

sm2019 pesca costa inf 3

Alexandre Pinheiro arrecadou o 2º lugar

O pescador mais pequeno tinha apenas 4 anos, sendo os 13 anos a idade limite para a participação nesta Prova.

A Entrega de Prémios aconteceu na Tenda Multiusos, por entre aplausos, fotografias e muitos sorrisos, seguindo-se o almoço.

sm2019 pesca costa inf 4

Angelica Silva ganhou o 3º Prémio

Esta actividade inseriu-se no programa do Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019, organizado pelo Clube Naval da Horta, evento que decorre de 02 a 11 de Agosto.

Em conversa com o Gabinete de Imprensa do CNH, Martim Bettencourt, que começou a pescar com 2/3 anos, revela que a família – pai e mãe – vão participar nas provas de Pesca de Costa da Semana do Mar de sábado e domingo (dias 10 e 11) e, como tal, decidiram vir um dia mais cedo para também ele poder participar nesta.

sm2019 pesca costa inf 5

O maior exemplar foi pescado por Álvaro Pinto

A pesca é, como já se percebeu, uma tradição familiar. O pai, Carlos Bettencourt, é pescador profissional, e a mãe, Fátima Bettencourt, também é uma pescadora assídua. “Vou pescar quase todos os dias e acontece até ir duas vezes por dia, sempre para o porto de São João. Minha avó materna (Fátima) vai comigo, pois ela também tem o vício. No Pico, costumo pescar com os grandes, representando o Clube Naval de São João. Já apanhei 1 congro com cerca de 7 quilos, 1 abrótea grande e 1 lagosta. Gosto muito de pescar e esta é a segunda vez que participo na Prova Infantil da Semana do Mar”, conta este veterano, com apenas 10 anos de idade.

Mais momentos da Entrega de Prémios podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.