SM2019: Balanço aos 10 dias de festa que deram corpo ao Festival Náutico 2019, organizado pelo CNH

Natação em Águas Abertas, Yoga, Stand Up Paddleboarding, Canoagem, Windsurf, Caldo de Peixe evocativo de “Como tudo começou...” há 44 anos, Desfile dos Participantes no Desfile Náutico, Vela de Cruzeiro, chegada da 31ª “Atlantis Cup - Regata da Autonomia”, Vela Ligeira,

participação no Cortejo Náutico da Senhora da Guia, Passeios à Vela em Botes Baleeiros, Pesca Desportiva de Barco, Pesca Desportiva de Costa, Cross Challenge, Mini-Veleiros, Natação: Travessia Longa da Doca e Travessia Curta da Doca, Pólo Aquático, Motonáutica, Apneia, Botes Baleeiros - Prova da Casa do Pessoal da RTP e Xadrez, foram as actividades que integraram o Programa do Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019, organizado pelo Clube Naval da Horta (CNH), e que decorreu de 02 a 11 de Agosto.

Secretariado das Provas

O Secretariado – que funcionou no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH, no Cais de Santa Cruz – é um serviço criado todos os anos com vista a dar apoio ao Festival Náutico. Competiu-lhe a organização das classificações relativas às diversas Provas do Festival Náutico. Além de todo o aspecto administrativo, no Secretariado também foram prestados esclarecimentos ou informações sobre o Festival Náutico, tendo sido o espaço onde decorreram as inscrições para algumas actividades, como por exemplo os Passeios à Vela em Botes Baleeiros.

António Menezes Porteiro foi o Responsável pelo Secretariado, onde, em regime de rotatividade, outras pessoas deram colaboração, designadamente Francisco Rosa e Tiago Henriques.

CNH presente na ExpoMar

sm2019 expomar 3

Miguel Carvão foi um dos Colaboradores que assegurou, em permanência, o ‘Stand’ do CNH na ExpoMar

Uma vez mais, o Clube Naval da Horta esteve presente na ExpoMar, promovendo e divulgando as suas actividades.

A Feira ExpoMar, localizada na Marina da Horta, contou com a presença de várias empresas e entidades ligadas às actividades marinhas e marítimas, ostentando uma Mostra de Artesanato regional, tendo decorrido, durante toda a semana, várias palestras sobre a temática do mar.

Travessia a nado do Canal Faial/Pico

sm2019 manuel alves 2

Com apenas 17 anos de idade, Manuel Alves foi o campeão absoluto da Travessia a nado do Canal Faial/Pico 2019

Logo a abrir este Festival Náutico – o maior de Portugal – realizou-se a Travessia a nado do Canal Faial/Pico, que foi a 4ª com a chancela do CNH.

Participaram 31 nadadores açorianos, continentais e estrangeiros.

O vencedor foi Manuel Landeiro Alves, de apenas 17 anos, com o tempo de 2 horas, 21 minutos e 55 segundos, representando o Clube Naval da Praia da Vitória, da Terceira.

De realçar que o CNH contou com 3 atletas da Secção de Natação, que fizeram excelentes tempos: Afonso Santimano: 2 horas, 37 minutos e 48 segundos, que chegou em 5º lugar; Guilherme Nunes, 2 horas, 38 minutos e 15 segundos, que foi 6º classificado; e Diogo Vieira, com o tempo de 2 horas, 39 minutos e 49 segundos, que ficou na 7ª posição, facto que deixou visivelmente orgulhoso Tiago Henriques, o Treinador.

sm2019 travessia canal 3 2019

Tiago Henriques e os “seus” nadadores: Guilherme Nunes, Afonso Santimano e Diogo Vieira

Yoga Sámkhya

O Instrutor Mayúra (Jonas) trouxe as Aulas do Yoga Sámkhya, que tiveram como palco o Forte da Greta.

O Yoga Sámkhya é o Método de Desenvolvimento Humano mais poderoso, completo, sábio e antigo do Planeta. Envolve o corpo, a energia, as emoções (positivas), a mente concreta, elevada – abstracta/artística e a Mente Supra Cognitiva (Overmind).

Stand Up Paddleboarding

sup paddle 1

Inês Barros, da empresa “Sea You Azores”, traçou-nos o percurso do Stand Up Paddleboarding (SUP), desporto originário do Havai e que é dos que mais cresce no Mundo.

As aulas decorreram na magnífica praia de Porto Pim.

Cross Challenge

sm2019 cross challenge 1 

O ginásio de crossfit “2FITU”, situado na Variante, Cidade da Horta, gerido por Carla e Júlio Sequeira, complementou a actividade física do Festival Náutico 2019 com o “Cross Challenge”.

A prova destinou-se a duplas mistas de qualquer idade, que quisessem ver testada a sua força, agilidade, equilíbrio, entre outras valências do corpo humano.

Encontro Regional de Canoagem

O Encontro Regional de Canoagem reuniu mais de 20 atletas do Clube Ar Livre, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra do Heroísmo (todos da ilha Terceira) e do Clube Naval da Horta, Clube anfitrião.

Como curiosidade, refira-se a participação de Clif Pedro, antigo canoísta do Clube Naval da Horta, que ficou em 1º lugar na Categoria de Séniores, representando a Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira - Águeda, tendo em conta que há anos se encontra no Continente português, para onde foi estudar e está a trabalhar.

sm2019 ent premios canoagem 1

Em Veteranos Femininos, Carla Martins (CNH) ficou no 2º lugar do pódio

Esta competição contou com a colaboração do juiz-árbitro, professor Antas de Barros, Presidente da Associação Regional de Canoagem dos Açores (ARCA), que fez questão de participar e de dar o seu apoio.

Prova de Windsurf - Super 8 - João Carlos Fraga

Foram 6 os participantes na prova de Windsurf - Super 8, dedicada a João Carlos Fraga, promotor da Semana do Mar e do Windsurf na Ilha do Faial e nos Açores, tendo sido o introdutor do ‘Surf’ em Portugal.

Caldo de Peixe evocativo de “Como tudo começou...”

sm2019 caldo peixe 2

Manuela e José Fernandes, João Pereira (miúdo), Carlos Medeiros, João Romano, José Melo, Fernando Borges, António e Sandra Pereira

Este ano, o Caldo de Peixe da abertura do Festival Náutico 2019 teve como Responsável Carlos Medeiros, Director da Secção de Pesca Desportiva de Costa de CNH.

A equipa foi chefiada pelo Mestre José Melo – há 10 anos envolvido neste evento – tendo como assistentes João Romano, António Pereira, Sandra Pereira e Fernando Borges, a que se associaram José Fernandes (da Direcção do CNH) e a esposa, Manuela Fernandes.

Foram utilizados cerca de 100 quilos de peixe na confecção do famoso caldo, que congregou centenas de convivas na Tenda Multiusos do CNH.

Desfile dos Participantes no Festival Náutico

sm2019 desfile 3

Foram centenas os Atletas das 12 Secções do Clube Naval da Horta que deram corpo ao Desfile dos Participantes do Festival Náutico 2019.

Os Atletas desfilaram desde as instalações do CNH até ao Palco Principal da Festa, na Avenida, onde o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, fez uma saudação a todos os presentes declarando oficialmente aberta a Semana do Mar, a mais antiga festa concelhia dos Açores, iniciada em 1975, e o cartaz turístico mais emblemático da ilha do Faial, alicerçado no Festival Náutico, o maior de Portugal, organizado pelo Clube Naval da Horta.

Cortejo Náutico da Senhora da Guia

sm2019 cortejo nautico 1

Uma vez mais, os marítimos do Faial prestaram homenagem à sua padroeira no âmbito do Programa da Semana do Mar.

No Cortejo Náutico participaram 6 embarcações representando o Clube Naval da Horta: a lancha “Elite”, a “Atlântida” e 4 botes baleeiros: “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira; “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão; “Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, e “Maria da Conceição”, do CNH. Os botes baleeiros vararam na praia de Porto Pim, onde foram benzidos.

Como habitualmente, juntou-se ao cortejo marítimo o “Cruzeiro das Ilhas”, que foi disponibilizado para  transportar todos quantos quiseram associar-se a este evento.

Jantar de Entrega de Prémios da 31ª “Atlantis Cup - Regata da Autonomia”

ac2019 jantar ent premios 8

Tripulação do “Hexentric”, embarcação vencedora na Classe ORC, tendo como ‘skipper’, José Henrique de Sousa Freitas

Voltando a figurinos anteriores, o percurso da “Atlantis Cup - Regata da Autonomia” 2019 (que teve como Entidade Organizadora o Clube Naval da Horta), contemplou as ilhas de Santa Maria, São Miguel e Terceira, finalizando, como sempre, no Faial, tendo a chegada acontecido em pleno Festival Náutico.

Participaram 22 embarcações com velejadores do Faial, Terceira, São Miguel, Continente português, estrangeiros residentes no Faial e até uma tripulação de Macau, que tem um faialense integrado.

O Jantar de Entrega de Prémios da “Atlantis Cup” 2019 – Regata que conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) – decorreu no Azoris Faial Garden Resort Hotel (antigo Hotel Fayal).

Promoção da Classe Hansa

sm2019 promo hansa 1

O evento destinado a dar a conhecer à comunidade a modalidade da Vela e a promover a Classe Hansa (Vela Adaptada) integrou novamente o Programa do Festival Náutico da Semana do Mar.

Embora estejamos a falar de embarcações habitualmente utilizadas por indivíduos com mobilidade reduzida, a verdade é que podem ser manobradas por qualquer pessoa, sendo “muito atractivas”. “Esta é uma oportunidade de testar uma embarcação muito fácil e mesmo aqueles que saibam pouco de Vela poderão velejar em segurança”, assegura João Duarte, Treinador da Classe Hansa do CNH.

O Clube Naval da Horta é o único dos Açores que mantém a Classe Hansa no activo, tendo sido pioneiro da Vela inclusiva na Região.

Vela Ligeira: “Troféu Internacional Cidade da Horta”

sm2019 tich 1

O “Troféu Internacional Cidade da Horta” e Prova do Campeonato Regional Sénior – Vela Ligeira, que se desenrolaram de 05 a 07 do corrente, ficaram marcados pelas adversas condições atmosféricas. Das 9 regatas previstas, apenas foi possível realizar 1, que permitiu validar o Campeonato.

Participaram neste evento mais de 90 velejadores e treinadores oriundos dos seguintes clubes: Clube Naval de Vila Franca do Campo, Clube Naval de Ponta Delgada, ambos de São Miguel; Clube Naval de São Roque, Clube Náutico das Lajes, Clube Naval da Madalena, da ilha do Pico; Clube de Vela do Tejo, Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube Naval de Sesimbra, BB Douro, Clube Naval do Atlântico, Sport Algés e Dafundo, todos do Continente português, e o clube anfitrião: Clube Naval da Horta.

Estiveram envolvidos cerca de 40 Voluntários, no mar e em terra, tendo sido oferecidos lanches de mar todos os dias de prova, aspecto em que o CNH contou com o patrocínio do hipermercado “Continente”.

Vela Ligeira: “XIV Troféu Baía da Horta” - Escolas de Vela

Foram 8 os atletas que participaram no “XIV Troféu Baía da Horta” - Escolas de Vela (Iniciados), decorrido no âmbito do Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019.

Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do CNH, afirma que “correu muito bem! Foi uma prova exigente, porque de vez em quando o vento parava e a vela e a retranca vinham para cima de nós e os atletas ficavam irritados e amuavam, sentando-se no barco.

Posso dizer que correu super-bem e temos aqui um belíssimo grupo de velejadores”.

Vela Ligeira - Regata dos Velhotes (Optimist)

sm2019 rgt velhotes 1

“A frota era composta por 21 velejadores, que foram divididos em 3 grupos e cada grupo deveria ter feito 3 regatas. No entanto, como não houve vento suficiente (estava sempre a cair), cada grupo só realizou 1 regata, mas todos os velejadores gostaram e estiveram muito animados”, explica Duarte Araújo, Treinador de Grau II e Coordenador da Escola de Vela do CNH.

A Regata dos Velhotes é uma oportunidade para antigos praticantes de Vela Ligeira (Classe Optimist) trazerem ao presente memórias de ontem.

Vela de Cruzeiro

sm2019 rgt sereias 2

Ao longo destes 10 dias de intensa actividade náutica – só possíveis devido à participação das centenas de Atletas e à colaboração graciosa de um mar de Voluntários, coordenados por Dirigentes, Treinadores, Funcionários e Colaboradores do CNH – foram realizadas 4 regatas de Vela de Cruzeiro: Regata de Solitários, Regata “Troféu Horta”, Regata das Sereias/MWF e Regata do Canal, em que participaram dezenas de embarcações com centenas de marinheiros de ambos os géneros.

Mini-Veleiros

Foram 8 os participantes na Prova da Semana do Mar da Secção de Mini-Veleiros do CNH.

Néri Goulart, João Nunes e Flávio Pereira preencheram o pódio desta Prova.

sm2019 joao e flavio

João Nunes e Flávio Pereira ocuparam o 2º e o 3º lugares do pódio na Prova da Semana do Mar de Mini-Veleiros

Passeios à Vela em Botes Baleeiros

sm2018 passeio botes

Os Passeios à Vela em Bote Baleeiro, que o Clube Naval da Horta oferece, desde há anos, no âmbito do Programa do Festival Náutico que organiza, integrado na Semana do Mar, são sempre muito procurados por locais e visitantes. Esta é uma forma de passear e, de, simultaneamente aprender, dando vida a uma tradição muito enraízada na ilha do Faial e noutras parcelas açóricas.

Esta iniciativa gratuita do CNH permite, ainda, que as pessoas tenham contacto com a tradição baleeira, percebendo como eram as condições de um baleeiro na sua faina marítima, através da qual era garantido o suado, arriscado e parco sustento familiar. 

Natação: Travessia Longa da Doca

sm2019 trav doca longa 5

O “Circuito de Águas Abertas dos Açores - Travessia Longa da Doca” juntou 30 atletas – femininos e masculinos – que nadaram 1.500 metros.

Tiago Henriques, Coordenador da Natação do Clube Naval da Horta, refere que a Travessia decorreu “muito bem”, destacando o facto de terem sido “muitos” os atletas da Secção de Natação do CNH a participar, com a  particularidade de “terem ficado nos lugares cimeiros em todos os escalões”.

Os nadadores foram divididos em 4 grupos (A, B, C e D) de acordo com os escalões etários: Grupo A, dos 11 aos 12 anos; Grupo B, dos 13 aos 16; Grupo C, dos 17 aos 20; e Grupo D, dos 21 anos para cima.

Natação: Travessia Curta da Doca

sm2019 trav curta doca 1

Foram 69 os atletas que realizaram o “Circuito de Águas Abertas dos Açores - Travessia Curta da Doca.

Esta prova, sempre muito participada, juntou pais e filhos e muitos dos nadadores pertencem à Secção de Natação do CNH, tendo os mesmos alcançado lugares de pódio nos diferentes escalões.

Tiago Henriques, Coordenador da Natação do Clube Naval da Horta e Responsável pela Prova, diz que o percurso ultrapassou os 400 metros (entre a rampa e a escaleira) e que “correu tudo bem”. “A malta adorou! Foi uma actividade muito gira, realizada com tempo espectacular!”, distingue este Técnico. 

Estas provas foram organizadas pelo CNH e pela Associação de Natação da Região Açores (ANARA). 

Pesca Desportiva de Barco

sm2019 pesca barco fundo 1

Como habitualmente, a Secção de Pesca Desportiva de Barco do Clube Naval da Horta organizou 2 provas no âmbito do Festival Náutico da Semana do Mar, que não contaram para o Campeonato de 2019: Prova de Corrico Nocturna e Prova de Fundo Nocturna.

No pódio da Prova de Corrico Nocturna ficaram as embarcações “Senhora da Guia” (1º lugar), de Renato Azevedo; “Adriana” (2º lugar), de Paulo Vargas; e “Zeus”(3º lugar), de Jorge Oliveira.

A “Senhora da Guia” foi duplamente vencedora, tendo em conta que também capturou o maior exemplar: uma Anchova com 4,690 quilos.

As embarcações vencedoras da Prova de Fundo Nocturna foram “Xark”, de Vicente Barreto;  “Rosana”, de Hélder Fraga, e “Júnior”, de Rui Silveira.

O maior exemplar, um Congro com 11,350 quilos, foi capturado pela embarcação “Xark”.

Pólo Aquático

sm2019 polo aquatico

Cabana do Pai Tomás, Borussia Monta’nelas, Lusares e Os Encalhados, foram as 4 equipas que disputaram o Torneio de Pólo Aquático, que contou com “bastante assistência” nos jogos disputados ao longo de 2 dias.

Pesca Desportiva de Costa: Prova Infantil

sm2019 pesca costa inf 1

Inscreveram-se 17 crianças e destas 14 realizaram a Prova Infantil de Pesca Desportiva de Costa da Semana do Mar.

No pódio ficaram Martim Bettencourt, que foi o campeão, com 3.250 quilos de pescado; seguindo-se Alexandre Pinheiro, que pescou 2.540 quilos e Angelica Silva, com 870 gramas.

O maior exemplar foi capturado por Álvaro Pinto: 1 safia (sargo) com 140 gramas.

Todos os pescadores receberam Medalhas de Participação.

Pesca Desportiva de Costa: Provas de Sargos e de Peixe-Rei

Na Prova de Sargos participaram 21 pescadores do CNH, Clube de Pesca Ilha Azul, Clube Açoreano de Pesca Desportiva (CAPD), de São Miguel; Clube Naval de São João do Pico, Clube Desportivo de São João do Pico e Clube Naval das Velas de São Jorge.

No pódio ficaram João Paulo, do CAPD; Carlos Medeiros, do CNH; e José Armando, também do CNH.

O maior exemplar, um Sargo com 1,550 quilos, foi pescado por Ricardo Lopes, do CAPD.

sm2019 jantar enc premios 5

Participantes na Prova de Peixe-Rei - Pesca Desportiva de Costa, Festival Náutico 2019

No que diz respeito à Prova de Peixe-Rei, contou com 20 pescadores, dos mesmos clubes acima referidos e teve como local de realização o Varadouro.

O 1º lugar foi conquistado por Carlos Medeiros, do CNH; o 2º por João Paulo, do CAPD; e o 3º por Rui Dutra, do Clube Naval de São João do Pico.

O maior exemplar – 1 Veja com 2,020 gramas – foi apanhado por Manuel Gaspar, do Clube Naval de São João do Pico.

Estas duas Provas de Pesca Desportiva de Pesca constituiram um Torneio, que teve como vencedores: 1º lugar: Carlos Medeiros (CNH); 2º lugar: João Paulo (CAPD); e 3º lugar: Ricardo Lopes (CAPD).

O maior exemplar foi uma Veja, com 2,020 quilos, pescada por Manuel Gaspar (Clube Naval de São João do Pico).

Regatas de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP não se realizaram

sm2018 botes

As adversas condições meteorológicas registadas no dia 10 deste mês, não permitiram a realização das tão aguardadas, participadas e disputadas Regatas de Botes Baleeiros - Prova da Casa do Pessoal da RTP, integradas no Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019.

Inscritos estavam mais de 20 botes das ilhas Faial, Pico e São Jorge.

José Decq Mota, Presidente da Entidade Organizadora das referidas Regatas – Clube Naval da Horta – explica, com detalhe, o que levou ao cancelamento desta prova maior, com projecção e divulgação a nível internacional.

“Penso que se persistíssemos na ideia de realizar a Regata apenas com os 8 botes do Faial – se fosse possível fazer – estaríamos, primeiro: a não ter em conta as dificuldades objectivas que aqueles que se inscreveram e que são de fora do Faial, tinham em vir. Estávamos a desvalorizar completamente esse aspecto.

sm2019 ent premios jose decq mota 1

Em segundo lugar, havia esta questão a considerar: como se sabe, as Regatas de Botes Baleeiros da Semana do Mar são patrocinadas pela Casa do Pessoal da RTP, através de um contrato que leva à sua gravação e transmissão posterior na RTP/Internacional. Os nossos conterrâneos por esse Mundo fora, sobretudo os açorianos residentes na diáspora, estão habituados e a imagem que está associada à Semana do Mar é uma Regata com uma vintena de botes ou mais. Perante isto, se conseguíssemos fazer só com os botes do Faial, para além de estarmos a desvalorizar, estávamos a criar uma outra e mais negativa imagem desta Regata da Semana do Mar, o que não seria justo, porque foi um trabalho de muitos anos no sentido de a apresentar e de ela ganhar a dimensão que é adequada a este Festival Náutico”.

Prova de Apneia

Simone Martins, da Secção de Apneia do CNH, e Responsável pela Prova de Apneia Dinâmica com Barbatanas, referiu que participaram 16 adultos (8 mulheres e 8 homens) e 6 crianças. “Correu bem. No início estava desagradável com chuva e muito vento mas depois o tempo melhorou e apareceram muitos mais atletas do que estávamos a pensar.

sm2019 apneia simone martins

Simone Martins foi 2ª classificada -  Femininos - da Prova de Apneia Dinâmica com Barbatanas da Semana do Mar 2019

Muitos deles foram dos que treinaram durante o ano na piscina mas a verdade é que também participam sempre algumas pessoas que estão de férias ou de passagem. Como esta é já uma Prova conhecida, as pessoas inscrevem-se e gostam de participar”.

Motonáutica

sm2019 entr premios polo velhotes natacao moto 18

Gonçalo Rodrigues foi o vencedor na Classe Ski GP3 – Seniores

A 3ª e penúltima Prova do Campeonato Regional de ‘Jet Ski’ realizou-se no Faial, no decorrer do Festival Náutico (da Semana do Mar) 2019.

Além de Gonçalo Rodrigues – que veio propositadamente ao Faial – o evento também contou com a presença de Sebastião Pessanha, de São Miguel, que integra a Direcção da  Associação de ‘Jet Ski’ e Motonáutcia dos Açores, a qual é presidida por Rui Farto, da Terceira.

Gonçalo Rodrigues, Campeão da Europa, do Mundo e Nacional na Classe GP3, conta, ainda,com 3 títulos Europeus, 1 título Mundial, 1 de Vice-Campeão do Mundo, 2 títulos Ibéricos, 7 Campeonatos Nacionais e 4 ou 5 Regionais.

“O pessoal gostou e divertiu-se. O mar não estava nas melhores condições – mas a Prova decorreu dentro do aceitável – o que constitui um desafio maior”, sublinha Marco Garcia, Coordenador da Secção de Motonáutica do CNH, que também organizou um Convívio Volta à Ilha do Faial, concentrando pilotos de várias ilhas.

Xadrez

No Torneio de Semi-Rápidas de Xadrez – uma actividade já com tradição no Festival Náutico da Semana do Mar – em 1º lugar ficou António Sousa; em 2º - Pedro Terra; e  em 3º - Aníbal Oliveira.

sm2019 jantar enc premios 24

Domenico Bettani, um dos participantes – e que ficou encarregado de entregar os Prémios e as Medalhas de Participação aos vencedores que não puderam estar presentes na Cerimónia de Entrega de Prémios – referiu que houve 6 inscritos que disputaram este Torneio, que foi “muito interessante”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.