Falta de vento prejudica Regatas de Vela em Bote Baleeiro na baía do Varadouro

Estavam agendadas para o dia 31/8, na Baia do Varadouro, a realização da reposição da Regata do Comprido, não realizada a 13/7 e a realização da tradicional Regata do Varadouro, integrada nas Festas daquele aprazível lugar. Ambas as Regatas são promovidas pela JF do Capelo e ambas são organizadas pelo CNH, contando para o Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial.

A quase total ausência de vento indicava ser muito difícil concretizar as regatas, mas, não obstante isso, as lanchas “Walkiria” e “Maria Manuela” largaram da Horta para o Varadouro, cerca das 10h00, rebocando os 8 Botes Baleeiros do Faial. Seguiram também para o Varadouro os semi-rígidos “Eric Tabarly” e “Piloto João Lucas”, ambos do CNH, que foram dar apoio às Regatas.

Às 12h00 foi dada a largada da Regata do Comprido (reposição) para cumprir um percurso montada na Baia do Varadouro. Na ocasião existia um vento leve, mas que permitiu uma largada normal. Poucos minutos depois o vento caiu por completo e cerca de 40 minutos depois a Comissão de Regata, embarcada na “Walkiria”, deliberou uma redução de percurso que foi, via rádio, indicada a todos os botes. A falta de vento persistiu, para mais associada a uma maré muito forte que impossibilitou que qualquer dos Botes atingisse a 1ª boia. Quando estava decorrida 1h30 de prova, sem que houvesse qualquer possibilidade de algum bote chegar à meta dentro do tempo estabelecido, a Comissão de Regata deliberou e anunciou, via rádio, que a Regata era dada por concluída, tendo esse anúncio sido sublinhado com um sinal sonoro com 3 apitos curtos.

Concluída assim a primeira Regata do dia, Lanchas e botes amarraram em boias colocadas para o efeito no porto do Varadouro e todos os tripulantes, membros da organização e outros convidados participaram no tradicional almoço oferecido pela Junta de Freguesia do Capelo.

Terminado o almoço a Comissão de Regata, depois de ouvidos os oficiais dos Botes e representantes das Entidades Promotora e Organizadora da Regata do Varadouro, deliberou, às 15h15, atendendo ao facto de continuar a não haver vento, não realizar a prova e promover o seu adiamento, em principio, para 21 de Setembro.

Cerca das 17h00 todos os Botes, Lanchas e Barcos de Apoio regressaram à Horta.