Vela Ligeira - Jorge Pires foi 7º classificado na XX Semana del Atlántico Ciudad de Vigo, em Espanha

Jorge Kurg Pires, velejador da Classe Radial do Clube Naval da Horta (CNH), foi 7º classificado na XX Semana del Atlántico Ciudad de Vigo, que decorreu no último fim-de-semana, em Espanha.  

Contactado pelo Gabinete de Imprensa do CNH, o atleta faialense referiu que apenas foram realizadas 2 regatas no primeiro dia de prova, tendo a falta de vento inviabilizado as que estavam previstas para o segundo dia.

“A 1ª perna correu muito mal pelo facto de eu não estar concentrado. Depois, concentrei-me, recuperei e fiquei em 9º lugar. Na 2ª perna, o vento baixou e acabei na 4ª posição. Estava a contar com a oportunidade de melhorar no segundo dia da competição mas como não houve hipótese por causa da falta de vento, o resultado final foi um 7º lugar, dentro das minhas expectativas, que era ficar no ‘top ten’.

Esta foi a primeira regata que fiz em Radial, fora do Faial, depois de ter treinado o Verão todo sozinho e sem barco para estabelecer comparações. Foi uma boa experiência mas claro que poderia ter corrido melhor.

Esta primeira prova da Época, que contou com cerca de 40 barcos de Portugal e Espanha, serviu para percebermos o que podemos melhorar. E em relação à frota, pude constatar que estive bastante bem relativamente aos outros, pois as minhas falhas foram erros simples ao nível de concentração, o que significa que posso perfeitamente evitar.

A minha equipa está a um nível bastante bom”.

jorge pires 2

Fotografias de arquivo cedidas por: Jorge Pires

A próxima competição em que o velejador do CNH irá competir será nos dias 23 e 24 de Novembro, em Peniche, contando para o Ranking Nacional. Também neste caso, os obectivos do atleta passam por ficar nos 10 primeiros lugares da tabela classificativa.

Recorde-se que Jorge Pires se encontra no Porto, no Curso de Arquitectura, o que facilita “bastante” a participação em provas do calendário nacional. E, a propósito desta nova etapa, afirma que “está a correr muito bem!”

Este jovem atleta, que continua a ter o apoio do Treinador de Competição do CNH, Duarte Araújo, faz ginásio de semana e treina na água aos fins-de-semana mas confessa que gostava de fazer mais treinos, o que não é possível por falta de tempo.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.