Vela Ligeira do CNH - Regata Comemorativa do 26º Aniversário da APADIF realiza-se sábado, dia 09

A Regata de Vela Ligeira Comemorativa do 26º Aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) está marcada para este sábado, dia 09, na Baía da Horta.

A concentração dos velejadores de todas as Classes será pelas 09 horas, nas instalações do Clube Naval da Horta (CNH).

Para esta prova do calendário da Secção de Vela Ligeira do CNH, foram convidados os Clubes Navais da vizinha ilha do Pico. Terminada a competição, haverá um Beberete-Convívio, no Pavilhão Náutico do Clube Naval da Horta, durante o qual será feita a Entrega de Prémios aos vencedores de cada Classe.

Além desta Regata, o Programa do 26º Aniversário da APADIF inclui, também, um Ciclo de Cinema pela Inclusão, que arrancou no dia 05 do corrente e se prolonga pelos dias 12, 19 e 26 deste mês, sempre com início pelas 21 horas, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta.

A data festiva será comemorada com uma Gala, a realizar no próprio dia do Aniversário (10 de Novembro), no Teatro Faialense. A Gala Comemorativa, marcada para as 20 horas, contempla Teatro, Música e Dança, a cargo dos utentes das várias Valências da instituição aniversariante.

O programa desse dia será preenchido com Homenagens, distribuição do Jornal “Vozes”, Intervenções, Interpretação do Hino da APADIF, rematando com os Parabéns, o apagar das velas e a distribuição de bolo, no átrio do Teatro.

CNH homenageado na Gala de Aniversário da APADIF

A Direcção da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial, na sua reunião ordinária do dia 29 de Outubro deste mês, “deliberou, por unanimidade, homenagear este ano os Parceiros que têm trabalhado e apoiado esta instituição de forma proactiva, facilitando a concretização de muitos dos objectivos traçados”, sublinha José Alberto Fialho, Presidente da Direcção da APADIF.

Nesse âmbito, o Clube Naval da Horta será homenageado nesta Sessão Solene, estando representado por José Decq Mota, Presidente da Direcção desta instituição náutica faialense, a primeira e única dos Açores a promover a Vela inclusiva neste arquipélago insular.

Um Projecto muito bem sucedido

Recorde-se que a APADIF e o CNH implementaram, em parceria, o Projecto “Vela Para Todos - Faial Sem Limites”, o qual foi instituído protocolarmente a 29 de Dezembro de 2011, visando “a inclusão de todos na prática da Vela, destruindo barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando o seu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e aberta à diferença”.

São muitas as provas do sucesso deste Projecto. A última foi recentemente atingida e prende-se com o facto de Rui Dowling, velejador do CNH, se ter sagrado Campeão Nacional e Europeu 2019 da Classe Hansa 2.3 (Vela Adaptada). Os feitos foram alcançados na Cidade Europeia do Desporto: Portimão, em Setembro e Outubro últimos, com uma diferença de apenas 15 dias entre cada uma das provas. De realçar que já em 2016, Rui Dowling tinha conquistado o título de Campeão Nacional desta Classe.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.