Iates Fazem Escala Condicionada Na Horta - Mas São Bem Recebidos!

Desde o início da crise provocada pela pandemia Covid-19, os portos e marinas dos Açores estão fechados ao trânsito de navios de cruzeiro e iates de recreio e, consequentemente, ao desembarque de passageiros e tripulantes.

Entretanto muitos iates à vela e a motor ao passar perto dos Açores, especialmente com origem nas Caraíbas, Bermuda, EUA, Canadá e outros locais, pedem para realizar na Horta escalas técnicas de abastecimento, o que tem sucedido com crescente frequência. Essas escalas são de tempo curto e os tripulantes não podem desembarcar. A Marina delimitou, na zona Sul, uma área de acesso restrito, onde são feitas as operações de reabastecimento de combustível e muitos dos barcos são reabastecidos de géneros quando estão ancorados na bacia da doca da Horta.

As Autoridades Portuária, de Saúde e Marítima têm gerido esta situação simultaneamente com grande rigor e muito bom senso, assegurando o não desembarque dos tripulantes, mas assegurando também que são prestados os serviços de que as embarcações, em escala numa muito longa viagem, precisam.

O Clube Naval da Horta, enquanto operador permanente o Posto de Combustível da Marina da Horta manteve o serviço de abastecimento e adoptou e adopta, na zona reservada, todos os procedimentos adequados, nomeadamente no que respeita a equipamentos de segurança para o seu pessoal. Todos os abastecimentos requisitados àquele Posto têm sido realizados de forma expedita.

diogo mendonca covid 2 2020

São várias as Empresas com actividade portuária que recebem encomendas de géneros alimentares, equipamentos diversos e outros artigos e promovem a sua entrega. De entre essas Empresas destaca-se o Peter Café Sport, o mais antigo e muito procurado abastecedor da navegação de recreio internacional que escala o Porto da Horta e que tem, nesta circunstância anormal, desenvolvido, com especial empenho, esse serviço de abastecimento aos iates ancorados ou atracados na zona de acesso restrito. Para a realização desse serviço com eficácia, o Peter Café Sport, parceiro do CNH em muitas circunstâncias, solicitou a colaboração do Clube que disponibilizou o semirrígido “Eric Tabarly”, para a realização das viagens de entrega aos iates ancorados.

apoio veleiros covi peter CNH 1 2020

É com muito gosto que o Clube Naval da Horta, co-organizador de muitas regatas internacionais, entidade de apoio técnico a muitos rallys náuticos e organizador permanente de uma intensa actividade de vela de cruzeiro, colabora em todas estas ações demonstrativas de que, mesmo na situação excepcional e inesperada que vivemos, o Porto da Horta, a sua Marina, as Autoridades, as instituições náuticas como o CNH e as Empresas ligadas à actividade portuária, sabem e querem receber com a maior humanidade e amizade estes navegadores de longas travessias.

apoio veleiros covi peter CNH 4 2020

É com alegria que recebemos notícias de que, quer na imprensa internacional da especialidade, quer nalguma imprensa internacional generalista de grande projeção, têm aparecido ecos claros da boa impressão com que muitos destes navegadores que têm, nas ultimas semanas, escalado o nosso porto, fazem da forma como são acolhidos nas escalas condicionadas que fizeram nesta cidade da Horta há muito ligada à Náutica Internacional de Desporto e Recreio.

apoio veleiros covi peter CNH 3 2020

O Clube Naval da Horta, sabendo que este tipo de escalas técnicas condicionadas poderá ainda perdurar por algum tempo e sabendo também que este tráfego tende a aumentar, eventualmente bastante, já manifestou perante as entidades e vários intervenientes nesta área, a sua inteira disponibilidade em continuar e intensificar todas as colaborações que permitam contribuir para assegurar o grau e diversidade de assistência que se tem conseguido.

Nas imagens que juntamos vemos o Porto da Horta a receber bem, numa situação anormal e difícil, estes navegadores que sabem ser este, sempre, um porto que os acolhe o melhor possível!