cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Azores Triangle Seas Photo Challenge – Vencedores da edição de 2019

Já foram eleitas as melhores imagens a concurso na terceira edição do Azores Triangle Seas Photo Challenge, organizado pelo Clube Naval da Horta, desde 2017.

Assim, o primeiro lugar no concurso de 2019 foi para um repetente, o guia de mergulho e fotógrafo subaquático Martijn Schouten, holandês que vem trabalhando há várias épocas de mergulho na ilha do Pico, na empresa CW Azores.

Martijn já havia sentido o sabor da vitória na primeira edição deste concurso com uma imagem fantástica de um tubarão azul em grande plano no meio de um cardume de “isca”.

Em segundo lugar ficou classificado o belga apneísta internacional, radicado na Ilha do Faial, Fred Buyle.

triangle seas photo challenge 2019 2 premio fred buyle

 triangle seas photo challenge 2019 3 premio gerald nowak

O fotógrafo alemão Gerald Nowak classificou-se em terceiro lugar.

Como é habitual, a qualidade das imagens apresentadas foi de elevadíssima qualidade e de grande impacto, o que dificultou bastante a seriação que se pedia aos membros do júri, Jorge Fontes (Biólogo Marinho, mergulhador, fotógrafo e membro da direcção do CNH), Nuno Sá (Fotógrafo e Realizador profissional) e Marlene de Medeiros (Directora Regional do Turismo).

Segundo Jorge Fontes, qualquer umas das três fotografias distinguidas poderiam ter vencido tal é a qualidade dos trabalhos apresentados.

A foto vencedora conseguiu reunir mais seis décimas de ponto (0-10) do que as duas imagens seguintes, que por sua vez foram classificadas com a mesma pontuação, tendo sido desempatadas em função da pontuação atribuída pelo fotógrafo e realizador profissional Nuno Sá.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o CNH decidiu não realizar, ao contrário do que é habitual, um evento público, para anunciar os vencedores do concurso e entregar os respectivos prémios. Ainda assim, o CNH não poderia deixar de prestar homenagem aos fotógrafos e destacar os trabalhos vencedores, pela sua qualidade excepcional e o valor estético, importantíssimo veículo de divulgação turística e dos valores naturais e biodiversidade marinha desta região oceânica e remota, onde começa a Europa.