cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Homenagem a João Carlos Fraga

Na manhã do dia 3/7/20 teve lugar, na entrada da Marina da Horta, junto à muralha Leste do Castelo de Sta Cruz, uma Homenagem ao faialense, infelizmente já desaparecido, João Carlos Fraga.

Esta merecida Homenagem, concretizada no descerramento de um Medalhão, com uma imagem da Marina da Horta e a esfinge do homenageado, foi organizada por Grupo de Amigos de João Carlos Fraga, dinamizado e coordenado por Jorge Roches Faria Diniz.

João Carlos Fraga muito se empenhou, ao longo da sua vida, na prática, introdução e divulgação de desportos náuticos, no apoio aos navegadores “aventureiros”, na promoção do porto da Horta e dos Açores junto da navegação internacional de desporto e recreio.

João Carlos Fraga, ele próprio navegador transatlântico, atravessou o Atlântico no catamaran artesanal de 8 metros “Vireo”, estabeleceu inúmeros contactos internacionais com prestigiadas personalidades e instituições da Náutica Internacional de Recreio e, por via desses valiosos contactos, contribuiu decisivamente para a promoção dos Açores e da Horta.

João Carlos Fraga integrou, por várias vezes, Órgãos Sociais do Clube Naval da Horta, foi, por muitos anos, Consultor para o iatismo da Direcção Regional do Turismo e foi Sócio Honorário do Ocean Cruise Club.

Na cerimónia de Homenagem estiveram presentes, de entre outros, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, a Directora Regional do Turismo, O Presidente e outros membros da Direcção do Clube Naval da Horta, o Director da Marina da Horta, em representação da Portos dos Açores, o Delegado da Direcção Regional de Obras Publicas, os membros do Grupo de Amigos de João Carlos Fraga, os membros da Família do Homenageado, residentes no Faial e vindos de outras ilhas e muitos admiradores e amigos.

O Medalhão foi descerrado pelo Presidente da Câmara José Leonardo Silva e pelo dinamizador da iniciativa, Jorge Diniz.

De seguida usou da palavra Jorge Diniz, que expôs as razões de fundo da Homenagem, agradeceu a todas as Entidades que a viabilizaram, e a todas as pessoas e instituições que contribuíram com meios, com ideias e com trabalho para a concretização desta Homenagem física e duradoura.

homenagem joao carlos fraga 3 2020

homenagem joao carlos fraga 2 2020

homenagem joao carlos fraga 5 2020

Por sua vez, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal Da Horta, enfatizou, em breve intervenção, o enorme papel que João Carlos Fraga teve na promoção da Horta como destino Náutico e agradeceu aos promotores a concepção e realização de uma iniciativa justa que valoriza a nossa Cidade e toda a Região.

Na ocasião foi distribuída uma brochura bilingue (português-Inglês) com uma entrevista, sobre a vida e obra de João Carlos Fraga, feita pela jornalista Cristina Silveira a Jorge Diniz e publicada na Revista “Atlantis Cup” do CNH (edição digital) de 2019.

O Clube Naval da Horta associou-se, desde o primeiro momento, a esta muito justa e oportuna iniciativa.