“Walkiria” e “Maria Manuela” Varadas Para Manutenção

Na passada 2ªfeira, dia 13/7, as lanchas da baleia, classificadas como Património Baleeiro, “Walkiria” e “Maria Manuela”, foram varadas no cais sul do porto da Horta para serem submetidas a manutenção do casco e do convés.

Esta operação foi realizada pela Portos dos Açores, SA, a pedido do Clube Naval da Horta (CNH).

A “Walkiria” é operada, a título permanente, pelo CNH, nos termos de um protocolo estabelecido com a Entidade proprietária da Lancha que é a Câmara Municipal da Horta. Recorda-se que esta excelente Lancha foi, há muitos anos, apelidada como “Rainha do Mar dos Açores”!

walkiria e maria manuela varadas 2 2020

A “Maria Manuela” é propriedade do Dr. João de Brito que, há vários anos, estabeleceu um acordo com o CNH para apoiar, em conjunto com a “Walkiria”, a actividade dos 8 Botes Baleeiros classificados e recuperados do Faial.

walkiria e maria manuela varadas 3 2020

Os referidos 8 Botes Baleeiros e estas 2 Lanchas têm a sua actividade desportiva organizada no quadro da Secção de Botes Baleeiros do Faial constituída por representantes de todas as Entidades faialenses que possuem e operam o Património Baleeiro recuperado e que são o CNH e as Juntas de Freguesia das Angustias, Capelo, Castelo Branco, Feteira e Salão. A Comissão desta Secção é, por via de um Protocolo que interliga todas as Entidades referidas, coordenada pelo CNH.

A anormalidade deste ano, com a pandemia Covid-19, levou ao cancelamento das Regatas de referência e do Campeonato Regional de Vela e Remo em Bote Baleeiro. Esta situação, com tudo o que implica, motivou o atraso verificado na manutenção das embarcações (Botes e Lanchas), que agora está a ser feita. A actividade que ainda puder ser feita com os Botes e as Lanchas certamente será feita, no quadro do respeito pelas regras de saúde pública que estejam em vigor.