cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Câmara Municipal da Horta e Clube Naval da Horta Assinam Protocolo de Cooperação Desportiva 2020

No passado dia 23/7, pelas 11h30, realizou-se no Cais do Clube Naval, a cerimónia da assinatura do Protocolo de Cooperação Desportiva 2020 estabelecido entre a CMH e o CNH.

Compareceram o Presidente da Câmara, José Leonardo Silva, acompanhado do Vereador Filipe Menezes e o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, acompanhado da Vice Presidente Olga Marques. Assistiram à cerimónia vários membros da Direcção do CNH, técnicos, voluntários e trabalhadores do Clube.

A cerimónia, tendo como pano de fundo a bacia Sul da marina e o porto da Horta no seu conjunto, iniciou-se com a apresentação do essencial do texto do Protocolo, feita pelo Adjunto do Presidente da Câmara, Francisco Garcia. Dessa apresentação conclui-se que “a parceria representa um investimento municipal de €32.000,00 e prevê apoiar diversas atividades do CNH nomeadamente o desenvolvimento da atividade desportiva do clube, a promoção e modernização administrativa e financeira, a remodelação e a conservação da frota e outros eventos desportivos organizados pelo clube náutico do Faial”.

Seguiu-se a assinatura do documento pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Presidente da Direcção do Clube Naval, após o que usaram da palavra ambos os signatários.

assinatura protocolo cmh 2 2020

assinatura protocolo cmh 3 2020

O primeiro orador foi José Decq Mota, que em breve intervenção caraterizou o efeito severo nas actividades do CNH da pandemia Covid 19, explicitou o Plano de Actividades Alternativo entretanto elaborado, informou que, naquele momento, estavam em desenvolvimento o Programa Férias Desportivas a realizar iniciativas no Portão do Porto Pim e o Programa Vela Espetacular a desenvolver uma iniciativa na costa da Praia do Almoxarife. O presidente do CNH enfatizou a importância do apoio da Câmara Municipal que se assume como parceiro quotidiano do CNH, não só no que toca ao Protocolo Anual, mas também em muitas formas concretas de apoio.

assinatura protocolo cmh 4 2020

Exemplificou com a cedência da ampla tenda montada no Cais do CNH e que serve de ponto de concentração e de actividades dos programas de Verão do CNH. O Presidente do CNH afirmou, com convicção e firmeza, que são duas as tarefas principais que o Clube está a enfrentar: “A primeira é realizar, com segurança e no quadro do respeito pelas regras sanitárias decididas, as actividades que seja possível realizar, a segunda, mas de primeira importância, é salvar a estrutura de funcionamento do CNH, que entre Março e Junho, sofreu uma muito drástica quebra das receitas em todas as áreas. Para prosseguir no cumprimento desses objetivos o CNH precisa do apoio de todos os seus sócios e desportistas bem como do apoio atento dos seus parceiros institucionais e privados”. José Decq Mota concluiu dizendo que “este Protocolo, agora assinado e com os contornos que o definem, significa que a Câmara Municipal da Horta acompanha a leitura que a Direcção do CNH faz da situação e apoia com firmeza o caminho que se está a fazer”.

assinatura protocolo cmh 5 2020

A fechar as intervenções usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, que salientou a importância do Clube Naval para o desenvolvimento do Concelho e para a consagração da Horta enquanto cidade-mar dos Açores, enaltecendo igualmente o esforço e a dedicação que a Direção do Clube Naval da Horta emprega na promoção daquela instituição, da cidade da Horta e da ilha do Faial. José Leonardo Silva fechou a sua intervenção dizendo que “o CNH dá um contributo muito importante para que o Porto da Horta e a Ilha do Faial estejam cada vez mais envolvidos na Náutica Internacional de Recreio, mas também na Vela Internacional. A divulgação do Faial e do arquipélago dos Açores que é promovida pelo Clube Naval da Horta é de ressalvar, para além, claro está, de todo o trabalho que desenvolve junto dos mais novos”.

assinatura protocolo cmh 6 2020