cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

CNH: Natação em Águas Abertas

Nos termos do Plano de Actividades Alternativo, aprovado em junho, o CNH marcou para o início de setembro duas provas de natação em águas abertas: A 3/9 a Travessia Longa da Doca (ponta da doca, boia junto ao farol da Avenida, rampa do cais Sta Cruz, com a distância de 1,5 Km); a Travessia do Canal a Nado, com a distância de 5mn.

A primeira prova realizou-se na passada 5ª feira, dia 3, teve 19 concorrentes dos vários escalões e nela consagrou-se como vencedor o nadador do CNH Diogo Vieira (ver classificações aqui).

travessia longa doca 1 2020

travessia longa doca 2 2020

A segunda prova prevista, a Travessia do Canal, não se pôde realizar com esse percurso, dadas as adversas condições meteorológicas existentes no dia, mas a Direcção da Prova acionou, nos termos do regulamento, um percurso alternativo na costa Sul do Faial, entre o Porto Pim e o Porto de Castelo Branco, também com cerca de 9Km. Compareceram na largada 8 nadadores de ambos os sexos e sagrou-se vencedora a nadadora olímpica convidada Angélica André, logo seguida pela também nadadora olímpica Maria Bramont e, em terceiro lugar, o nadador do CNH Diogo Vieira (ver as classificações aqui).

travessia canal 2 2020

No sábado dia 5/9, pelas 20h30, o CNH procedeu à entrega de prémios destas duas importantes provas do Plano de Actividades Alternativo, tendo a cerimónia decorrido na tenda anexa às instalações do CNH.

Nessa cerimónia, que decorreu em ambiente de convívio informal, procederam à entrega dos prémios a Vice-Presidente e coordenadora da Secção de Natação, Olga Marques, o coordenador técnico de natação do CNH, Tiago Henriques, o responsável pela segurança, Pedro Afonso, o coordenador da logística e Vice-Presidente da Direcção, Jorge Fontes e o Presidente da Direcção, José Decq Mota.

travessia canal 3 2020

Pedro Afonso, nadador de águas abertas do CNH, desempenhou, tal como já aconteceu no passado, as funções exigentes de responsável pela segurança da prova mais longa. Usando da palavra, explicou as razões que levaram a Direcção da Prova a abdicar da Travessia do Canal Areia Larga-Horta e ter acionado um percurso alternativo, sensivelmente com a mesma distância, na costa Sul do Faial. Pedro Afonso explicou que a existência de vento NE fresco, com rajadas fortes e persistentes, no quadro de um mar a crescer e de uma maré muito viva, tornaram inviável a realização desse percurso. A decisão tomada foi aceite pelos nadadores e o percurso alternativo, embora houvesse vento da mesma direcção, estava protegido do mar e a maré tinha uma expressão muito menor do que no Canal.

travessia canal 4 2020

Usou também da palavra o Vice-Presidente do CNH Jorge Fontes, que, para além de agradecer o apoio e a cooperação de todas as Entidades Oficiais, empresas marítimo- turísticas e sócios do CNH que facultaram as embarcações necessárias, explicou que as condições meteorológicas forçaram a que os semirrígidos mais pequenos não pudessem ser utilizados, o que obrigou a um grande esforço, feito na própria manhã do dia 5, para os substituir por embarcações adequadas.

travessia canal 5 2020

Fechou as intervenções o Presidente da Direcção, José Decq Mota, que começou por agradecer o esforço e o trabalho de todos os atletas e técnicos de ambas as provas, bem como o trabalho empenhado e benévolo dos skippers e tripulantes dos barcos de apoio, de médicos, enfermeiros, nadadores salvadores, técnicos de imagem e equipas oficiais de juízes de provas (ANARA).

José Decq Mota referiu-se a estas provas do Plano de Actividades Alternativo como sendo as primeiras, nas várias modalidades, integradas nas Comemorações do 73º Aniversário do CNH, que ocorre no próximo dia 26 de setembro.

O Presidente da Direcção, manifestou o reconhecimento do CNH às Entidades Oficiais ligadas ao Desporto, Turismo e Cultura e à Câmara Municipal da Horta, que com contratos programa adequados, viabilizam o Plano de Actividades Alternativo, possível neste ano atípico. Agradeceu também o apoio permanente da Portos dos Açores, incluindo nestas provas, e das várias empresas marítimo-turísticas que apoiam as actividades de mar do CNH. José Decq Mota sublinhou a importância da permanente cooperação da Autoridade Marítima Nacional e destacou o importante acompanhamento feito a estas provas pelos meios e pessoal do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), atribuídos à Capitania do Porto da Horta.

travessia canal 6 2020

O Presidente da Direcção, antes de terminar, sublinhou o apoio voluntário de muitos sócios a estes provas, sublinhou o trabalho organizativo desenvolvido por todos os funcionários das áreas desportiva, administrativa e técnica e dirigiu uma palavra de muito apreço à Vice-Presidente Olga Marques a quem chamou “motor organizativo” da Natação do CNH!

No final da entrega dos prémios foram chamadas “as 3 claques ativas” que, a bordo dos semirrígidos, apoiaram incansavelmente os nadadores e às quais foram entregues “prémios simbólicos”.

travessia canal 7 2020

travessia canal 8 2020

Os nadadores do CNH com as nadadoras olímpicas convidadas, Angélica André e Maria Bramont.

Mais fotografias destas provas na Galeria de Imagens: