Natação: Atletas do CNH Brilham na Travessia do Canal

No dia 05 de Setembro realizou-se mais uma travessia, que pelas condições muito adversas no canal Faial-Pico, teve que se realizar na costa sul da ilha entre o Portão de Porto Pim e o Porto de Castelo Branco num cenário deslumbrante.

A competição contou com 2 Atletas do CNH, Diogo Vieira na categoria Sénior que realizou a travessia pela segunda vez, e António Leal na categoria Juvenil que se aventurou pela primeira vez em competições com esta exigência. Os 2 atletas já tinham realizado a Travessia Longa da Doca 2 dias antes, sendo primeiro e segundo respectivamente, o que dava boas indicações para o que aí vinha.

travessia canal antonio leal 1 2020

António Leal, atleta de apenas 15 anos aceitou o desafio lançado pelo seu treinador de participar na travessia e em boa hora o fez. Sendo estreante e apesar das condições do mar e vento que estavam muito difíceis, terminou os cerca de 9 Km que realizou em 2:50'15'' em 7º lugar. Realizou uma excelente prova que em muito deixou todos no clube, pais e treinador com um grande orgulho na sua prestação e na sua coragem que descreveu a sua "aventura": "Achei a prova bastante difícil! Uma prova que necessitava de muito treino físico como psicológico! Mas mesmo assim gostei muito de a fazer! Foi um grande teste para o psicológico! Consegui alcançar o meu objetivo que era acabar a prova! E em menos de 3h!" Agora é continuar a trabalhar, que para o ano é para se repetir".

travessia canal diogo vieira 1 2020

Diogo Vieira, 18 anos de idade e com muito tempo de Clube Naval da Horta fez a sua última época (2019/2020) de forma assídua pelo CNH uma vez que vai prosseguir com a sua vida académica na faculdade. Não podia ter terminado da melhor forma, com um espetacular 3º lugar na geral apenas atrás das atletas de Alta competição Angélica André e Mariale Brumont, o que fez com que fosse o 1º masculino. Diogo terminou a prova em 2:27'58'', também ele a percorrer cerca de 9 Km, em condições difíceis, o que faz com que este resultado seja ainda mais brilhante deixando toda a gente com enorme orgulho e referiu que "Após ter realizado a Travessia do Canal o ano passado, este ano resolvi voltar a participar, uma vez que para mim foi muito fixe nadar cerca de 8000 m em águas abertas, coisa que eu nunca tinha feito. Este ano, apesar de não ter sido possível fazer o Pico-Faial, devido ao mau estado do mar, nadar de Porto Pim a Castelo Branco foi muito mais difícil, mas valeu a pena ter participado mais uma vez, foi muito fixe ter feito este percurso nestas condições, ter treinado na avenida com o António, com outros amigos e com a Isabel Carvão que sempre esteve connosco num barco de apoio durante os treinos, e também ter tido o fantástico apoio dos meus pais e dos meus colegas de equipa durante a prova".

O treinador dos dois atletas, Tiago Henriques não podia estar mais orgulhoso dos seus pupilos: "Sinto um orgulho imenso e estou muito feliz por eles. O António é muito novo e tem muito, muito para desenvolver e está com vontade que é o mais importante. Está com uma atitude fabulosa no treino e na vida e isso vai ter frutos no futuro. O Diogo mostrou nesta prova o que mostra em todos os treinos e competições, dá sempre tudo de si e é um exemplo a seguir para os mais novos do clube. É um exemplo de pessoa trabalhadora e um excelente colega. Vai seguir a sua vida para a faculdade e tenho a certeza que a vida lhe vai sorrir porque é um lutador. Resta-me desejar-lhe tudo de bom e dizer que esta será sempre a sua casa e que tem o seu lugar na equipa sempre que quiser.
Quero aqui também deixar uma palavra à restante equipa que foi incansável no apoio aos colegas e que a sua atitude de, no final, todos entrarem na água para terminar os últimos metros do percurso com o António foi emocionante. O espírito e amizade entre eles é um exemplo. Muito orgulho".

Foi uma travessia diferente, muito dura, mas que todos os atletas enfrentaram com muita determinação e bravura, quanto aos nossos: continuação do bom trabalho.

Mais momentos da Travessia do Canal na nossa Galeria de Imagens.