Vela de Cruzeiro: Boreas e Majo vencem regata do 73º Aniversário do Clube Naval Da Horta

A secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta promoveu este sábado, dia 26, a regata comemorativa do 73º aniversário do CNH.

Este regresso às competições de vela de cruzeiro do CNH ficou marcado pelo elevado número de embarcações participantes. Um total de 19 iates integraram esta prova realizada no canal Faial/Pico. Um número raro em provas locais, só superado em eventos da Semana do Mar.

A partida foi dada às 15 horas. Com vento fresco de sudeste, mas com condições que permitiram completar o percurso com segurança, os barcos completaram 2 voltas rondando 3 boias: uma junto ao Monte da Guia, outra junto à Espalamaca e outra no interior da baía.

As embarcações competiram na classe Open, subdivididas em 2 classes, seguindo o handicap do CNH.

Assim na classe A, o vencedor foi o Boreas, com o skipper Luís Paulo Morais, em segundo ficou o Bandos, uma embarcação estrangeira com o skipper Dick Qeurts e em terceiro o Xazul de Luís Quintino.

Na classe B, em primeiro ficou o Majo de Armando Castro, em segundo o Aquavit, com o skipper Carlos Moniz e em terceiro o estreante Jolly Jumper 2 de Nuno Santos.

A encerrar esta excelente tarde de vela decorreu a cerimónia de entrega de prémios, com a presença do presidente do CNH. Neste dia em que se assinalou os 73 anos do clube, José Decq Mota saudou todos os participantes e lembrou os condicionalismos que a pandemia imprimiu à atividade do CNH e toda a reorganização que foi necessário efetuar ao inicialmente planificado.

Sendo certo que é nos grandes desafios que se vê a força de uma instituição, o CNH está de parabéns por  ser uma grande referência no desporto náutico nos Açores, nestes 73 anos de história.

Consulte a classificação nesta ligação.

Mais fotos desta regata na Galeria de Imagens.