cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Clube Naval da Horta Recebe Distinção da Fundação Ecomar

Desde 2019 que o CNH está associado à Fundação Ecomar, que tem como missão a educação ambiental náutica.

Fundada pela velejadora olímpica Theresa Zabell em Espanha, há 20 anos, chegou a Portugal pelas mãos do também velejador olímpico Nuno Barreto. A sua rede de clubes de vela aderentes vai nas dezenas, por todas as regiões da Península Ibérica. Como primeiro clube da Região Autónoma dos Açores a integrar a Fundação, fomos os primeiros a usufruir da utilização do Diário de Bordo, um caderno didático de práticas e actividades ambientalmente corretas no meio náutico e no desporto da vela.

Todos os participantes no programa Vela Espectacular deste ano de 2020, receberam e utilizaram este caderno didático.

Em relação a actividades, embora neste ano de pandemia se tenham realizado menos, realizaram-se várias Experiências Ecomar, promovendo a limpeza costeira, marítima ou as melhores práticas, para a proteção do nosso meio marítimo. 

Não sendo a única forma que os nossos velejadores têm para receberem educação sobre as melhores práticas na conservação ambiental, principalmente numa ilha que tem das melhores do território nacional, é sempre positivo, estarmos associados a um movimento que engloba a maior parte dos clubes de vela da Península Ibérica.

Foi assim com muito gosto que o CHH recebeu o Diploma Ecomar pela sua participação no Programa Ecomar 2020 no qual se afirma ser “Uma Distinção pela difusão da educação e cultura pelo mar e no cuidado e respeito pelo meio ambiente”

O CNH tem muito orgulho neste esforço feito “pela difusão da educação e cultura pelo mar”, junto dos seus jovens velejadores e congratula-se pelo esforço colectivo que tem sido feito nesse sentido, com a coordenação e incentivo do coordenador da Escola de Vela, treinador Duarte Araújo.