Botes Baleeiros: “Walkiria” Foi Varada

A Lancha da Baleia, recuperada e classificada, “Walkiria”, operada pelo Clube Naval da Horta (CNH), foi ontem, dia 5/1 de 2021, varada para invernia e reparações.

A varagem foi realizada pelos serviços e pessoal da Portos dos Açores, SA, que presta desde sempre uma prestimosa e competente colaboração ao CNH, nesta e noutras áreas. Da parte do CNH coordenou os trabalhos o membro da Direcção e Mestre da Lancha Vitor Mota, secundado pelo membro da Direcção José Assunção Fernandes e por funcionários e sócios do Clube.

Esta varagem, habitual no período de inverno, será aproveitada para que seja realizada uma profunda revisão do sistema elétrico, do motor e de acessórios diversos. Na parte final deste período, que durará até abril, será revisto o calafeto e beneficiada a pintura.

walkiria varada 7 2021

A “Walkiria” foi reconstruída em 2005 e tem tido nestes últimos 15 anos uma intensa actividade de apoio aos Botes Baleeiros do Faial e de participação em Regatas de Botes, no Faial, Pico e outras Ilhas. Só no ano de 2020 a actividade da “Walkiria”, embora tivesse sido arriada, na prática não existiu em virtude da pandemia Covid 19, uma vez que praticamente todas as Regatas de Botes e outras grandes iniciativas náuticas foram canceladas.

Nos Campeonatos Regionais de Vela e Remo em Bote Baleeiro de 2016, 2017, 2018 e 2019, realizados sucessivamente nas Flores, Santa Maria, Terceira e Graciosa a “Walkiria” foi sempre uma das Lanchas selecionadas para Lancha da Comissão de Regata, tendo por isso feito as suas viagens de posicionamento para essas ilhas.

A “Walkiria” é, verdadeiramente, uma lancha histórica que cumpriu, por muitos anos a sua função de apoio aos Botes Baleeiros na faina da caça à Baleia e que depois de terminada essa actividade passou por um longo período de inatividade.  Em virtude de ter sido criado na Região Autónoma dos Açores o Programa de Recuperação e Utilização Desportiva do Património Baleeiro Móvel, a “Walkiria” foi recuperada em 2004/2005 e entregue pela Câmara Municipal da Horta, entidade proprietária, ao CNH, que a opera, quer nas actividades com os Botes, quer em missões de representação, quer ainda no apoio às muitas actividade náuticas que o CNH promove.

Mais fotografias na Galeria de Imagens.