cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   rss

Atlantis Cup largou de São Jorge rumo à ilha do Faial

Última perna da Regata da Autonomia passa pela ilha do Pico e termina na cidade da Horta

A frota da Atlantis Cup 2021, Regata da Autonomia, largou de Velas (São Jorge) rumo à ilha do Faial. Uma largada com pouco vento, a soprar de norte.

Os veleiros deixaram o porto de Velas por volta das 10h00 de hoje (sábado), passam ao longo da ilha do Pico e terminam a terceira e última perna da 32ª Atlantis Cup na cidade da Horta.

A última etapa pode decidir classificaçãoes. Para o skipper do XAzul, Luís Quintino, a última perna da Atlantis Cup 2021, é "uma perna difícil".

ac2021 luis quintino

"Estamos a falar de uma etapa com muito pouco vento. Vamos ficar encostados à ilha do Pico quase o tempo todo e vamos ter sempre correntes contrárias. Vai ser uma etapa muito difícil", conclui.

A edição de 2021 da Atlantis Cup liga as ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores: Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

Altino Goulart, ao leme do Paganini, um veleiro de 36 pés registado na cidade da Horta, participa na 32ª Atlantis Cup em solitário.

ac2021 altino goulart

"Sou solitário, portanto, não tenho grandes prespetivas de ganhar regatas, nem etapas, porque estou sozinho. Como vocês sabem, um indivíduo sozinho num barco tem de fazer tudo", explica Altino Goulart.

"Sozinho demoro muito mais tempo a fazer as manobras. Pensar, decidir e fazer é muito mais fácil com mais pessoas a bordo", confessa o solitário, que participa na Atlantis Cup, acima de tudo, pelo convívio e troca de experiências.

No final da segunda etapa, que ligou Praia da Graciosa a Velas, São Jorge, a classificação ORC era liderada pela embarcação Allegro Vivace, de Duarte Barcelos, seguida pelos veleiros Vertigo e Muito Linda.

Quanto à frota que participa em "Open", a segunda perna (Praia da Graciosa - Velas, São jorge) teve como vencedor o veleiro Ventosga, seguido por Super Açor e Azorean Dream.

Organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH), a Atlantis Cup, Regata da Autonomia 2021, conta com o Alto Patrocinio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.