cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela de Cruzeiro: Regatas da Semana Náutica

Apesar deste ano não ter havido a Semana do Mar e respectivo Festival Náutico organizado pelo Clube Naval da Horta devido à situação pandémica em que vivemos, a secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta organizou, no programa alternativo durante a Semana Náutica, 4 regatas: a Regata dos Solitários, Regata Troféu Horta, Regata das Sereias e Regata do Canal.

Na Regata dos Solitários, realizada a 2 de agosto, na classe ORC, Armando Castro no "Majo" foi o vencedor. "Boreas" de Luís Paulo Morais ficou na segunda posição e Jean Pierre no "Muito Linda" completou o pódio da classe. Na classe Open, John Hardy levou o "Solaris" à vitória. Em segundo lugar terminou Altino Goulart no "Paganini" e Paulo Salvador ficou na terceira posição com o "Hurtere".

No dia 4 de agosto realizou-se a regata Troféu Horta, sendo que esta prova também contava para o Campeonato e Ranking de Vela de Cruzeiro do Faial. Na classe ORC, Armando Castro no veleiro "Majo" foi o vencedor da regata. Duarte Barcelos no "Allegro Vivace" e Luís Carlos Decq Mota no "Air Mail" completaram os restantes lugares do pódio. Na classe Open, John Hardy no "Solaris" foi o vencedor, seguido de Paulo Salvador no "Hurtere" e de Mariana Luís no "Rajada".  Para o Campeonato de Vela de Cruzeiro, na classe ORC A, foi vencedor da prova Luís Carlos Decq Mota a bordo do "Air Mail". Luís Quintino no "X Azul" ficou na segunda posição e Frederico Rodrigues no "Soraya" ocupou o terceiro lugar do pódio. Na classe ORC B, Jean Pierre no "Muito Linda" foi o vencedor seguido de Armando Castro no "Majo". Na classe Open, John Hardy no "Solaris"  foi o vencedor, Paulo Salvador no "Hurtere" e Altino Goulart no "Paganini" ocuparam as seguintes posições do pódio.

Como habitualmente acontece, na sexta-feira da Semana do Mar realiza-se a famosa Regata das Sereias. Nesta Semana Náutica alternativa, a regata em que skipper e metade da tripulação tem que ser do sexo feminino, o veleiro vencedor na classe ORC na regata realizada no dia 6 de agosto, foi o "Air Mail" com Maria Castro ao leme. Na segunda posição terminou "Muito Linda" com Judith Welldem e Soraia Rodrigues levou o "Soraya" ao terceiro lugar do pódio. Na classe Open, Mónica Nunes ao leme do "Mariazinha" venceu a prova. "Wings" de Frans Campagne terminou no segundo lugar e "Solaris" ocupou a terceira posição.

No domingo, a terminar a Semana Náutica, realizou-se a Regata do Canal, prova esta que também fazia parte do Campeonato de Vela de Cruzeiro. Esta regata serviu também de homenagem a Luís Carlos Bicudo Decq Mota, sócio honorário do CNH, que faleceu no passado dia 2 de agosto vítima de doença súbita. Na classe ORC, Armando Castro na embarcação "Majo" ganhou a prova. Luís Quintino no "X Azul" terminou na segunda posição e Luís Paulo Morais no "Boreas" terminou no terceiro lugar. Na classe Open, Manuel Nunes no "Mariazinha" foi o vencedor da prova. Carlos Garcia no "Ilha da Ventura" terminou na segunda posição e "Maresia II" de Fernando Rosa ocupou o terceiro lugar do pódio. Para o campeonato, na classe ORC A, Luís Quintino no "X Azul" venceu a regata. "Boreas" de Luís Paulo Morais terminou no segundo lugar e Luís Carlos Decq Mota levou o "Air Mail" ao terceiro lugar do pódio. Na classe ORC B, Jean Pierre foi o vencedor a bordo do veleiro "Muito Linda", Armando Castro ficou na posição seguinte com o "Majo". Em Open, "Mariazinha" de Manuel Nunes foi o vencedor. Carlos Garcia no veleiro "Ilha da Ventura" terminou no segundo lugar e Fernando Rosa fechou os lugares do pódio com o "Maresia II".

As classificações destas provas podem ser consultadas nesta ligação.

Veja mais momentos das provas na Galeria de Imagens:

A próxima prova da secção de vela de cruzeiro do Clube Naval da Horta está agendada para 5 de setembro. A Regata do Varadouro é uma prova do Campeonato e do Ranking de Vela de Cruzeiro do Faial.