cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Défi Atlantique 2023 – 2ª etapa largou da Horta rumo a La Rochelle

Largou da Horta no passado domingo, dia 16, em direcção a La Rochelle, França, a 2ª etapa da regata “Défi Atlantique”, destinada a veleiros de 40 pés. As 13 embarcações da “Classe40” deverão percorrer as cerca de 1200 milhas náuticas entre 4 dias e meio e 7 dias, tendo em conta que os modelos meteorológicos apresentam grandes discrepâncias.

pub loja online blue 1

Esta grande competição oceânica da vela internacional, prova oficial da Federação Francesa de Vela destinada a embarcações da ‘Classe40’, teve início no passado dia 1 de abril com a 1ª etapa a ligar a ilha de Guadalupe, nas Antilhas, à ilha do Faial. Após 2726 milhas náuticas percorridas, entre Pointe-a-Pitre e a Horta, o francês Ian Lipinski, skipper do veleiro “Crédit Mutuel”, que faz equipa com Antoine Carpentier e Rémi Fermin foi o 1º dos 13 barcos em prova a aportar à Horta, a meio da tarde de terça-feira, 11 de abril, após 10 dias, 00 horas, 11 minutos e 36 segundos de navegação.

O pódio no final da 1ª etapa desta prova, destinada a navegadores profissionais e semi-profissionais, completou-se com dois skippers italianos, Ambrogio Beccaria (“Alla Grande - Pirelli”) e Alberto Bona (“IBSA”), o primeiro com mais 01 hora e 56 minutos dos vencedores e o segundo com uma diferença de mais 05 horas e 36 minutos para os gauleses que cortaram a linha de chegada na frente.

defi atlantique 2023

A regata “Défi Atlantique” é uma prova destinada a embarcações de 40 pés de comprimento (12,19 metros), agregadas na ‘Classe40’ e a equipas compostas com um mínimo de dois tripulantes, que se destina a fazer regressar à Europa os barcos que participaram na famosa regata "Rota do Rum" nas Caraíbas, a qual é realizada a cada quatro anos e destinada a velejadores solitários. É importante salientar que a "Défi Atlantique" é a única grande regata de vela oceânica internacional que efectua uma paragem nos Açores durante a travessia completa do Atlântico. Com a realização desta regata, fortalece-se a série de eventos que acontecem no arquipélago dos Açores e que possuem o carimbo de prova oficial da Federação Francesa de Vela para competições em alto mar.

A regata “Défi Atlantique” é organizada, conjuntamente, pela Grand Pavois Organisation (GPO) e pela ‘Classe40’, com a colaboração da ‘Região Guadeloupe’, da cidade e dos portos de La Rochelle (França), e tem como parceiros, nos Açores, a Câmara Municipal da Horta, a Portos dos Açores, S.A., o Clube Naval da Horta e a Associação Regional de Vela dos Açores, entidades agregadas na Comissão Náutica Municipal da Horta, que garantem um vasto programa social durante a presença dos velejadores em terras açorianas.

com naut mun horta