cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Atlantis Cup 2023: Primeira etapa liga Vila do Porto e Ponta Delgada

Atlantis Cup 2023 com a maior participação dos últimos 28 anos

A 34ª edição da Atlantis Cup teve início na ilha de Santa Maria. Uma largada limpa, ao largo de Vila do Porto, com o vento a soprar de NO, com uma velocidade de 8 nós.

 Os veleiros que compõem a frota da Regata da Autonomia ligam, na primeira etapa oceânica, as ilhas de Santa Maria e São Miguel, numa distância de 55 milhas náuticas, com chegada a Ponta Delgada.

Com quarenta veleiros, a frota da Atlantis Cup 2023 é uma das maiores de sempre, estando representadas as classes OPEN, ANC e ORC. O recorde de participações foi alcançado em 1995, com 42 veleiros.

Para Lúcio Rodrigues, presidente do Clube Naval da Horta, a forte participação na edição de 2023 “é um orgulho e o retrato do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, dando continuidade aquilo que foi feito durante muitos anos”.

A Atlantis Cup volta, em 2023, a integrar o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores, que terá início segunda-feira (31 de julho), com as primeiras três regatas técnicas, disputadas em Ponta Delgada (classe ORC).

Composta por três regatas oceânicas (Santa Maria – São Miguel; São Miguel – Terceira; Terceira – Faial) a Atlantis Cup 2023 contempla um conjunto de nove regatas técnicas a realizar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial (três em cada ilha).

As embarcações que disputam o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro (ORC) realizam duas regatas oceânicas (Ponta Delgada – Angra do Heroísmo; Angra do Heroísmo – Horta) e as nove regatas técnicas.

O IX Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores faz parte do Calendário de Provas Oficiais de Vela dos Açores e tem como entidade responsável a Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA).

As embarcações inscritas em OPEN e ANC realizam, apenas, as três regatas oceânicas.

A Atlantis Cup é organizada pelo Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Santa Maria, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e Clube Náutico de Angra do Heroísmo.

A Atlantis Cup 2023 conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

pub loja online blue 1