Vilamoura: Velejadores olímpicos atrás da classificação para os mundiais

Gustavo Lima, Sara Carmo, Francisco Lobato e Rui Silveira entre velejadores confirmados no Torneio Internacional de Vela do Carnaval'12. Atletas de 7 países tentam o apuramento para campeonatos mundiais, antes dos Jogos Olímpicos de Londres.     
 
Cerca de 500 atletas estarão nas regatas de Carnaval de Vilamoura, decorrem de 18 a 20 de fevereiro e constituem a maior prova de vela ligeira que se realiza, regularmente, em Portugal, refere o organizador do torneio o Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV).

Os velejadores presentes procuram um lugar nos campeonatos mundiais ou lutam pela viagem que os levará a Londres 2012 na prova de vela ligeira que acontece, tradicionalmente, nas férias de Carnaval em águas algarvias.

Na classe laser standard, Gustavo Lima, Francisco Lobato (velejador solitário), Tiago Morais e Rui Silveira vão procurar assegurar a presença na Alemanha, onde terá lugar o campeonato do mundo da classe e terão, em Vilamoura, a derradeira oportunidade de garantir a sua presença no mundial 2012.

Recorde-se que Portugal assegurou já presença nos Jogos Olímpicos de Londres em 6 classes mas em laser standard essa qualificação ainda não está garantida. A quota portuguesa terá de ser conquistada na prova alemã.

Alemanha, Itália, Finlândia, Espanha, Holanda, Lituânia e Portugal serão os países participantes, num total de 350 embarcações, divididas por 11 classes.

As diferentes frotas estarão em ação em 4 campos de regatas, que serão montados perto da linha de costa de forma a permitir que as corridas sejam acompanhadas pelos espetadores nas zonas balneares.

 

Fonte http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=48683