cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2014: 12 nadadores vão fazer a travessia do Canal Pico-Faial no dia 2 de Agosto

O Grupo Nadar Açores vai levar a cabo mais uma travessia, a primeira no Canal Pico-Faial. O líder do grupo, o terceirense Vítor Medina, mobilizou os terceirenses e convidou os micaelenses, o faialense Vítor André e o internacional Miguel Arrobas para se juntarem a esta iniciativa, aberta a outros interessados. São 8.450 metros a nadar entre a Criação Velha e o Clube Naval da Horta, este sábado, dia 2 de Agosto.

Nadar Açores – Travessia do Canal Pico-Faial é uma iniciativa que vai juntar 12 amigos (de ambos os sexos) para nadarem cerca de 9 quilómetros. O grupo da ilha Terceira é composto por Vitor Medina, Duarte Simões, Nuno Braga, Rodrigo Ferreira (filho de Duarte Simões), Letícia Toste e João Medeiros. A estes, juntam-se mais 4 nadadores de São Miguel: Ricardo Bettencourt, Francisco Menezes, Camilo Moniz, e Miguel Furtado.


Vitor Medina, Duarte Simões, Rodrigo Ferreira, Letícia Toste e João Medeiros, estão acostumados a fazer travessias a nado ao longo de todo o ano, na Terceira




Nuno Braga também faz parte do grupo da Terceira e é um dos 12 nadadores que vai fazer a travessia do Canal Pico-Faial, este sábado

Fotografias cedidas por: Nuno Braga

Vítor Medina, líder do Grupo Nadar Açores, explica que “as travessias são algo habitual para estas pessoas”, mas que os 8.450 metros do Canal Pico-Faial constituem “uma experiência inédita para todos”.

Uma vez que a travessia é entre as ilhas do Pico e Faial, este terceirense convidou o faialense Vítor André para se juntar ao grupo e continua a tentar que algum picoense também queira aderir, o que não foi possível até agora. Por isso, lança o repto a quem gostar deste tipo de aventura para que se junte a esta comitiva. O internacional Miguel Arrobas, ex-nadador olímpico e que há anos vem realizando travessias a nado um pouco por todo o mundo, já tinha manifestado grande vontade de fazer este percurso, pelo que Vítor Medina lhe endereçou o convite que foi, desde logo, aceite.


O faialense Vítor André foi convidado por Vitor Medina para fazer esta travessia

A travessia será feita em conjunto, mas de forma solitária e cada um ao seu ritmo. Vítor Medina fala em 4 horas, referindo que Miguel Furtado consegue fazer 1 quilómetro em 14 minutos, mas em piscina.

No dia da travessia cada um decidirá se leva ou não o fato. A existência de águas vivas e de caravelas poderá influenciar o uso do fato ou mesmo a realização da travessia, apesar de todos os nadadores conhecerem na pele as picadas destes animais. De realçar que quem envergar o fato tem a tarefa facilitada.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Festival Náutico da Semana do Mar 2014, o maior do género no país, organizado pelo Clube Naval da Horta, que dará apoio no mar e em terra.


O internacional Miguel Arrobas há muito que ansiava por experimentar as águas dos Açores

Vítor Medina explica que o grupo da Terceira faz travessias durante todo o ano entre a Silveira e o Monte Brasil. E acrescenta: “As distâncias que percorremos estão sempre a aumentar e tenho conhecimento de que cada vez há mais pessoas interessadas em fazer travessias a nado”.

Miguel Arrobas chegou à Terceira esta segunda-feira, dia 28, ilha onde faz uma travessia a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Na quinta-feira, dia 31, alguns nadadores vêm até ao Pico no barco do terceirense, João Medeiros, que fará parte do lote das 16 embarcações de apoio.

Na tarde de sexta-feira próxima, dia 1 de Agosto, haverá uma reunião no Clube Naval da Horta destinada a ultimar os preparativos desta travessia, que está prevista começar pelas 15 horas deste sábado, dia 2 de Agosto.


Luís Francisco Gomes de Menezes, Camilo Elói Moniz e Ricardo Rezendes Bettencourt: nadadores de São Miguel, que participarão nesta “aventura” inédita

Fotografia cedida por: Ricardo Rezendes Bettencourt


Miguel Furtado integra o quarteto de nadadores micaelenses que vai fazer a travessia do Canal Pico-Faial

Fotografia cedida por: Miguel Furtado