cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

EDP – X Campeonato Nacional de Infantis e Iniciados em Tróia: Velejadores do CNH vivem experiências novas longe de casa e com muitos adversários


Foto: Federação Portuguesa de Vela

Começou sexta-feira, dia 5, e termina este domingo, dia 7, o EDP - X Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados, em que os velejadores do Clube Naval da Horta (CNH) Lucas Silva, Ricardo Henriques e Bernardo Melo se encontram a representar o Arquipélago Açoriano. Este Nacional de Optimist decorre entre a Praia da Galé e a Praia do Bico das Lulas, em Tróia.

Os atletas faialenses estão acompanhados pelo Treinador de Vela Ligeira do CNH, Duarte Araújo, que deixa as suas impressões relativamente à importância deste Campeonato e ao dia da viagem, fazendo, também, um balanço ao 1º dia de prova (sexta-feira, dia 5).



4 de Setembro – dia da viagem Horta/Lisboa:

O ambiente entre os velejadores é bom. Têm todos entre 10 e 11 anos e esta é a sua primeira deslocação a um Campeonato tão longe de casa e com tantos velejadores, sendo esperados mais de 100.

Trata-se do Campeonato Nacional do Escalão Infantil e o facto da Região Autónoma dos Açores ser representada pelos velejadores do Clube Naval da Horta é sinónimo de um grande orgulho e responsabilidade. Estes velejadores tendo-se sagrado Campeões Regionais do Escalão de Infantis, participam nesta prova numa realidade bem diferente daquela a que estão acostumados. Espero que estejam à altura do valor do Clube e da Região que representam e tudo faremos para conseguir as melhores classificações possíveis”.


Dia 4 de Setembro: chegada ao Aeroporto de Lisboa


Dia 4 de Setembro: no ferry para Tróia – o Treinador Duarte Araújo e os velejadores Bernardo Melo, Ricardo Henriques e Lucas Silva


Dia 4 de Setembro: a caminho da praia onde decorre o Campeonato

5 de Setembro – 1º dia de prova:

Apesar de ainda não ter visto as classificações, posso adiantar que as regatas correram bem para o Lucas e para o Ricardo; o Bernardo teve mais dificuldades. No entanto, o ambiente na frota é espectacular, muito graças à ajuda do local: um paraíso português. Os velejadores realizaram 2 regatas com vento fraco a médio e com bastante corrente, típica deste campo de regatas. O grande número de barcos neste Campeonato, juntamente com a inexperiência dos velejadores dá muitas dores de cabeça aos treinadores, mas ao mesmo tempo dá também muitas alegrias quando vêem os alunos a ultrapassarem os seus receios e inseguranças”.


Os velejadores em prova no 1º dia do Campeonato em Tróia


Lucas Silva no 1º dia do Campeonato em Tróia


Ricardo Henriques no 1º dia do Campeonato em Tróia

Fotografias cedidas por: Duarte Araújo

Mais detalhes consulte o Classificação após 2 regatas

Sites:
Federação Portuguesa de Vela
Clube de Vela do Barreiro

 


Clique no cartaz para aumentar