Notícias
De 19 a 23 de Dezembro, no Barreiro: Atletas da Escola de Vela do CNH participam na 1ª Concentração de Natal Optimist, na Escola de Fuzileiros, onde estarão 50 velejadores de todo o país
Tomás Pó, Mariana Luís, Jorge Pires e Rita Branco são os 4 velejadores de Competição do Clube Naval da Horta (CNH) que irão participar neste Estágio, onde estarão também alguns dos melhores atletas nacionais. Serão treinos intensos tanto ao nível da carga física como mental.
Promovido pela Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO), realiza-se de 19 a 23 do corrente, a 1ª Concentração de Natal Optimist, que terá como espaço a Escola de Fuzileiros, na Base Naval do Alfeite, no Barreiro.
Tomás Pó, Mariana Luís, Jorge Pires e Rita Branco são os atletas da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH) que irão participar neste Estágio, uma experiência nova e que, certamente será muito enriquecedora para todos.
O Treinador de Vela de Grau II do Clube Naval da Horta, Duarte Araújo, explica os meandros deste evento: 
O Treinador Duarte Araújo confia na autonomia dos “seus” pupilos
1. Este Estágio surge por iniciativa de quem?
A proposta de Estágio chegou a todos os Clubes através da Optimist Portugal e o que inicialmente seria ignorado pelas distâncias, nesta data específica pela coincidência de vários velejadores da equipa de Competição passarem o Natal com a família no Continente português, tornou-se numa oportunidade. Foi proposto aos pais dos velejadores, que tudo fizeram para os filhos poderem participar. Os velejadores também revelaram grande vontade em estar presentes, o que pesou na participação da equipa.
2. Quais os objectivos deste Estágio?
Melhorar as capacidades técnicas e tácticas dos velejadores da equipa de Competição da Classe Optimist e comparar as suas capacidades com velejadores continentais, uma oportunidade apenas reservada quando se encontram no Campeonato Nacional.
3. É a primeira vez que atletas do Clube Naval da Horta frequentam um Estágio destes?
Sei que no passado, a Selecção Regional participava em provas importantes no Continente português, como o Estágio de preparação para os Jogos das Ilhas ou o Campeonato Nacional, mas este Estágio não é uma prova, são treinos físicos, tácticos e técnicos com outros velejadores do país, mediante a observação de treinadores competentes que vão partilhar os seus métodos e conhecimentos, normalmente utilizados nos seus clubes ou Selecção Nacional, com os velejadores que integram o Estágio.
4. Qual o critério de selecção em relação à escolha destes velejadores?
O Estágio propõe dois níveis de aprendizagem: a Pré-Competição e Competição. Os velejadores do Clube que vão integrar o Estágio são apenas os da Competição e os que têm a possibilidade por já estarem lá nestas férias.
5. Que dia embarcam?
Por se deslocarem para lá passarem estas férias de Natal, as datas de embarque variam de família para família, sendo que todos se vão apresentar no Barreiro no dia 19 deste mês (sexta-feira próxima) para, em regime de internato, participarem no Estágio. Note-se que os velejadores vão estar sozinhos, sem acompanhamento do Treinador. As famílias vão levá-los ao Estágio e durante a sua realização estarão apenas focados nisso. Isso só é possível devido ao alto grau de autonomia que eles têm revelado no último ano.
6. Qual a perspectiva dos velejadores?
Imagino que estejam excitados com a perspectiva de participar num Estágio com alguns dos melhores velejadores nacionais, em treinos intensos tanto ao nível da carga física como mental. Durante as últimas semanas, desde que propus a participação neste Estágio, dá gosto ver como se portaram bem em casa, a estudar e a cumprir os objectivos que os pais traçaram para poderem participar. Ouvi dizer que nunca os quartos deles estiveram tão arrumados...
7. Qual a importância da participação neste Estágio?
Devido à distância entre os Açores e o Continente português, o isolamento competitivo é muito grande. Como tal, este Estágio constitui uma oportunidade de poderem comparar as suas capacidades com os melhores, aprender coisas novas e conhecer a frota nacional de Optimist, algo comum no Continente português, mas apenas reservado ao Campeonato Nacional para os velejadores Açorianos, e a apenas a um pequeno número.
8. Vão participar velejadores de todo o país?
Vão participar 50 velejadores de todo o país, desde Viana do Castelo até ao Algarve e os nossos do Faial. Vão estar 8 treinadores com 4 barcos a acompanhar todos os treinos, que começam às 6h30 da manhã, com componente física de manhã e náutica de tarde.
9. Os velejadores não terão o Treinador a acompanhá-los…
Pela primeira vez, os velejadores vão sozinhos e irão estar sem o Treinador, mas como conheço bem os treinadores que organizaram o Estágio e que vão estar lá, confio plenamente que os vão tratar como fossem os seus próprios alunos.
Quero deixar um especial agradecimento, primeiro aos pais, que fizeram de uma possibilidade muito remota algo possível; em segundo lugar, aos Treinadores Gonçalo Boto e Pedro Bolina e ao Clube de Vela do Barreiro, por fazerem tudo para tornar possível a participação dos Velejadores do Clube Naval da Horta neste Estágio. Por fim, quero sublinhar que este Estágio faz parte da estratégia a médio e longo prazo da aproximação competitiva dos velejadores do Faial à frota nacional.

Mariana Luís, Jorge Pires, Tomás Pó e…
… Rita Branco (novamente com Tomás Pó): os 4 velejadores da Competição do CNH que irão participar neste Estágio, de 19 a 23 de Dezembro, na Escola de Fuzileiros
Fotografias cedidas por: Duarte Araújo