cal   fb    x    instagram     yt   issuu    rss

ARC EUROPE cumpre mais uma passagem pelos Açores

 arc europe 2016 14A ARC Europe (Atlantic Rally for Cruisers) escala anualmente os Açores, na sua passagem transatlântica entre as Ilhas Virgens Britânicas, nas Caraíbas, e Lagos, no Algarve, com paragens pelas Bermudas e pelos Açores.

O rally é organizado pelo World Cruising Club, entidade que, para além desta prova, organiza ainda outras travessias do Atlântico e à volta do mundo. São provas destinadas para todos os tipos de barco e de tripulação, dos mais aos menos experientes, tendo como objetivo principal realizar as viagens em grupo e em segurança, ajudando assim muitos iatistas a realizarem travessias longe da costa pela primeira vez.

Por seu lado, e como habitualmente, o Clube Naval da Horta apoia a escala na Horta, cedendo as instalações para o Secretariado, assegurando as comunicações e apoios administrativos, disponibilizando todos os seus serviços e participando no programa de receção.

 

 

Na edição deste ano, cruzaram o Atlântico 31 embarcações, com mais de cem tripulantes, provenientes dos mais variados pontos do globo, que partiram de Nanny Cay, nas Caraíbas, no dia 2 de maio, com destino às Bermudas. Após cerca de uma semana em terra, o grupo largou das Bermudas rumo à Horta, no dia 17 de maio, uma distância de 1800 MN.

arc europe 2016 9

O primeiro barco a dar entrada no Porto da Horta foi o “Testarossa”, de George Gamble, no dia 27 de maio, terminando a perna em 10 dias. Na Horta, sob uma combinação de chuva, sol e vento, os tripulantes mostraram-se sempre radiantes durante o programa social preparado para os receber, com paragens bastante efusivas no Peter Café Sport, Bar do CNH e Canto da Doca.

Inserido no programa, no dia 3 de junho a Direção Regional do Turismo organizou um tour de meio-dia à Ilha do Faial, com paragem no Centro Interpretativo do Vulcão, onde, à semelhança do ano passado, se realizou a receção e entrega de prémios da etapa Bermudas/Horta.

arc europe 2016 entrega premios 7

Convidado a proferir umas palavras, o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta aproveitou para saudar todos os tripulantes e organização deste importante rally, desejando-lhes uma boa viagem até Lagos. Convidou-os também a regressar aos Açores e à Horta, em grupo ou isoladamente.

arc europe 2016 entrega premios 12

A partida para a Terceira estava agendada para o dia 4 de junho, no entanto as condições meteorológicas não o permitiram, decidindo-se a extensão da estadia na Horta até melhoria do estado do tempo. A partida foi também reajustada diretamente para São Miguel, com largada no dia 5 de junho, para uma viagem de 145 MN.

De São Miguel, a frota parte ainda para Santa Maria, onde está prevista a grande festa de convívio e despedida dos Açores. A última etapa, Santa Maria/Lagos, está agendada para o dia 12 de junho.


Fotos: ARC Europe