Notícias
Vela de Cruzeiro: Regata Horta-Velas-Horta / MEO 2016
O Clube Naval da Horta realizou no passado fim-de-semana, a 2 e 3 de Julho, a Regata Horta-Velas-Horta / MEO, prova conhecida por ter sido a primeira offshore organizada pelo clube, em 1982.
A edição deste ano contou com a presença de seis embarcações, duas das quais com bandeiras estrangeiras.
Na primeira etapa, Horta/Velas, a largada foi dada às 10h de sábado, 2 de Julho, do Porto da Horta, com bom vento a rondar os 8/10 nós. Após as 10 milhas de distância da Horta o vento descaiu e todos as embarcações ligaram o motor, de forma a chegarem ao porto de destino nas Velas.
À noite, como previsto, realizou-se o jantar de convívio para os participantes da regata, na Sociedade Nova Aliança, oferecido pelo Clube Naval de Velas e pela Câmara Municipal de Velas.
Se na primeira etapa o vento foi fraco, na segunda etapa foi ainda pior o cenário. A largada, dada às 11h, no Porto das Velas, realizou-se com quase ausência de vento, por vezes com 1 nó de intensidade. Mais uma vez as embarcações sentiram necessidade de ligar o motor para terminar a viagem e regressar à Horta.
Mesmo sem vento, essencial para regatas à vela, correu tudo de feição e houve bom convívio entre os participantes e organização, que aproveitaram ainda o programa festivo da Semana Cultural das Velas.