cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   rss

 

1ª Etapa da Atlantis Cup 2016 termina na ilha do Corvo

atlantis cup 2016 3
31/07/16

A ausência de vento durante a primeira perna da Atlantis Cup 2016, fez com que a totalidade das tripulações desistisse ou não atingisse a linha de chegada a tempo, instalada na ilha do Corvo. A competição está em aberto, uma vez que ninguém completou a primeira etapa.

A edição de 2016 da regata Atlantis Cup dá destaque à navegação no Grupo Ocidental do arquipélago açoriano. A primeira perna, inicialmente prevista para largar de Lajes das Flores, contornar a ilha do Corvo e regressar ao ponto de largada, acabou por ser encurtada.

As tripulações aproveitaram para conhecer mais um recanto de Portugal, neste caso a ilha do Corvo, apesar de os motores se terem imposto às velas. No regresso à ilha das Flores, em estilo de passeio, algumas tripulações optaram pelo percurso mais longo, contornando as Flores por oeste, ficando assim a conhecer mais uma parte da costa açoriana.

O Domingo acabou por ser um dia de descaço e descontração para os participantes na Regata da Autonomia. Entre algumas afinações nas embarcações houve tempo para desfrutar da maior ilha do Grupo Ocidental. O mergulho, as visitas a museus e os passeios pela ilha foram as ocupações preferidas pelos participantes.

A 2ª etapa da Atlantis Cup 2016 liga Lajes das Flores a Velas de S. Jorge e será a mais longa, percorrendo os veleiros cerca de 145 milhas náuticas. As tripulações estão animadas com a previsão de vento para a segunda largada.

Organizada pelo Clube Naval da Horta, desde 1987, a regata Atlantis Cup 2016 está dividida em duas classes: ORC - Offshore Racing Congress e Open (classe não sujeita aos ratings).

Para levar a cabo este evento a organização conta com diversos apoios:
Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Governo dos Açores, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Lajes das Flores, Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Câmara Municipal do Corvo, Câmara Municipal de Velas, Portos dos Açores SA e Comando da Zona Marítima dos Açores.
 
A Atlantis Cup 2016 têm ainda o apoio da Sail Azores, Atlanticoline, Horta Marina, Click – Saúde & Bem Estar, Nos Açores, Sata, Vela Açores, Clubes Navais de Horta, Velas e Lajes das Flores.

Texto: Francisco Piedade
Fotos: José Macedo