Notícias
			
	Dias 7 e 8 de Outubro: 15 atletas do CNH participam na 1ª PCR de Vela, na Terceira
Esta 1ª PCR é uma das 3 provas que fazem a selecção para o Campeonato Nacional, o Ranking Regional e os Jogos das Ilhas
São 15 os atletas do Clube Naval da Horta (CNH) que participam na 1ª Prova do Campeonato Regional de Vela (PCR) desta época, que se realiza sábado e domingo próximos (dias 7 e 8 do corrente), na ilha Terceira.
A Prova é organizada pelo Angra Iate Clube (AIC) e prevê-se que conte com velejadores do Faial, Pico, Flores, Terceira, Santa Maria e São Miguel, de acordo com informações do Treinador de Competição do Clube Naval da Horta, Duarte Araújo.
As equipas faialenses de competição são: Classe Optimist - Maísa Silva, Leonor Porteiro, Pedro Moniz, Arthur Moimeaux, Daniel Moimeaux, Ana Luísa Silva, Manuel Bettencourt, Bernardo Melo, Maria Ramos e Pedro Costa. Na Classe Laser temos: Tomás Pó, Jorge Krug Pires, Mariana Rosa, Mariana Luís e Tiago Serpa.
“Espero que ganhem experiência para poder continuar a melhorar” 
Duarte Araújo explica que, “o método de selecção para esta PCR são as competências adquiridas, a assiduidade e a dedicação ao desporto da Vela e sua competição”.
Em termos de importância, é de realçar que esta prova é uma das 3 que fazem a selecção para o Campeonato Nacional, o Ranking Regional e os Jogos das Ilhas.
Quanto a expectativas, este Técnico refere: “Nos Optimist temos alguns velejadores experientes e tenho esperança de que fiquem nos 10 primeiros lugares. Temos, também, alguns novos que estão na primeira época e primeiras regatas, e que integram a equipa por mérito próprio, pois aparecem sempre novos valores na primeira prova do ano. Espero que ganhem experiência para poder continuar a melhorar, ano após ano, as classificações dos velejadores do CNH.
Na Classe Laser, os velejadores são todos experientes, com participações em Campeonatos Nacionais. Verifico que neste início de época se mostraram empenhados em melhorar as suas capacidades e esta Prova serve para aferir se estamos no caminho certo, no sentido de melhorar muito aquilo que podem fazer”.
Tratando-se da primeira prova da nova temporada, Duarte Araújo não fala ainda em objectivos específicos, afirmando que “os treinos começaram há poucos dias”. E prossegue: “Ainda estão todos a reencontrar a sua forma. Estamos iguais a todos os atletas da Região, pois, com as férias, que dispersam os atletas, e o início de um novo ano lectivo, torna-se dificil treinar muito mais antes de uma prova como esta, que acontece tão cedo no Campeonato”.
Por tudo o que foi referido, “o objectivo para a primeira prova é não comprometer o resultado final, fazendo regatas conservadoras e garantir que se está numa boa posição”. A única certeza deixada, para já, pelo Treinador, é o facto de “todos os velejadores terem crescido no Verão, estando mais fortes e maduros”.
“No CNH incentivamos a procura da excelência”
Falando sobre as dificuldades que os velejadores faialenses irão encontrar, Duarte Araújo não tem dúvidas de que “os adversários são mais experientes”. “Alguns já participaram em 4 Campeonatos Nacionais e outros tantos Campeonatos Regionais e isso é uma grande vantagem. Contudo, no Clube Naval da Horta incentivamos a procura da excelência. Por isso, durante esta época iremos dar luta na discussão das classificações e no topo do Campeonato Regional”, assegura este Técnico.
No que se refere à familiaridade dos atletas neste tipo de competição, o Coordenador da Escola de Vela do CNH sustenta que “uma parte da equipa é experiente – velejadores da Classe Laser – contando com participações em Campeonatos Nacionais. Em Optimist, alguns já participaram em PCR´s, enquanto que, para outros, esta Prova constitui uma estreia. No entanto, será um campo de regatas novo para todos, atendendo a que esta é a primeira vez que realizam provas em Angra do Heroísmo”.
A comitiva faialense embarca esta sexta-feira, dia 6, e regressa no dia dia 9, segunda-feira próxima. A acompanhar os atletas vão o Treinador e um Dirigente do CNH.
Deslocação a Viana do Castelo 
A PCR a realizar na Terceira “servirá, ainda, para comparar e delinear a estratégia para as duas provas que faltam e que acontecerão daqui a mais de 4 meses”.
Finalizada esta PCR, os velejadores faialenses irão deslocar-se a Viana do Castelo, no continente português, a fim de participar numa regata que decorrerá no fim deste mês. Depois disso, a dinâmica de provas sofrerá um interregno de 4 meses, com a ausência de regatas no Calendário Regional. Para evitar uma quebra na linha evolutiva dos velejadores, será, como habitualmente, desenvolvido um plano de treinos com vista ao bom desempenho nas competições que se avizinham já no início de 2018.
“Tenho a melhor equipa desde que cheguei ao CNH”

Em jeito de balanço à qualidade dos velejadores do CNH, Duarte Araújo deixa esta apreciação: “Em relação a esta época e às próximas, posso garantir que tenho a melhor equipa desde que cheguei ao CNH, em Fevereiro de 2014. Dos 15 velejadores que compõem as Equipas de Competição, nunca tive tantos nem que tivessem tanto interesse, dedicação e qualidade. Isto é sinal de que as coisas estão, finalmente, a mudar. Em vez de um muito bom, temos agora muitos e bons velejadores, e com o tempo teremos mais!”
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.